Olhar Conceito

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Turismo

enfim...

Obras na Salgadeira serão retomadas dia 22 de junho; limpeza na área começa hoje

Foto: Divulgação

Obras na Salgadeira serão retomadas dia 22 de junho; limpeza na área começa hoje
O Governo do Estado anunciou para o próximo dia 22 de junho, a retomada das obras de conclusão do Terminal de Turismo e Lazer da Salgadeira. A data foi definida durante reunião realizada, na última sexta-feira (12.06), pelas Secretarias de Estado das Cidades (Secid) e Desenvolvimento Econômico (Sedec), juntamente com representantes do Consórcio Salgadeira, responsável pela construção.

Leia Mais:
Reajustes devem fazer obra do VLT chegar a R$ 2,2 bi; governo diz que não paga e estuda concessão

De acordo com o secretário Eduardo Chiletto, titular da Secid, antes do reinício, o Consórcio se comprometeu em realizar serviço de limpeza a partir de hoje, 15. “A área passará por limpeza necessária para que o canteiro de obras seja novamente instalado no espaço. A expectativa é de que no dia 22 de junho, o Consórcio dê continuidade à construção”.

A revitalização do Terminal, que está localizado na rodovia Emanuel Pinheiro (MT-251), no quilômetro 45, já conta com diversos avanços nas estruturas físicas. Até o momento, 39,2% dos valores já foram repassados ao Consórcio Salgadeira, atualmente formado pelas empresas Farol Empreendimentos e Ypenge Projetos Florestais e Ambientais. A obra total está orçada em R$ 6.377.402,13.

De acordo com assessoria da Secretaria de Cidades, com área total de 72,4 mil metros quadrados, o Terminal de Turismo e Lazer da Salgadeira contará com espaços exclusivos para trilhas e passeios, estacionamentos com vagas para visitantes e abrigos para ônibus, guaritas, posto policial, bloco para instalação de lojas, restaurantes, centro dedicado ao turista, além de adutora e coletor para tratamento de esgoto.

Chiletto ainda destaca que a entrega da Salgadeira será dividida em duas etapas. A expectativa é de que a primeira parte, que compreende a área em que se encontra o córrego da Salgadeira, seja entregue em dezembro deste ano. Já o restante do Terminal Turístico deverá ficar concluso em abril de 2016.

Segundo  o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Seneri Paludo, a retomada das obras no local também compreende uma determinação do governador Pedro Taques. “O governador definiu o turismo como um dos pilares para o desenvolvimento social e econômico de Mato Grosso, e atrativos como a Salgadeira são fundamentais para o Estado. Por isso as equipes da Sedec e da Secid estão se empenhando para que esse ponto turístico seja entregue aos visitantes".

Salgadeira

Pertencente ao município de Cuiabá, a Salgadeira era um dos espaços livres utilizados pela população e turistas. O fato é que após determinação da Justiça, em setembro de 2010, o local foi fechado devido à existência de irregularidades constatadas pelo Ministério Público Estadual (MPE). Na época, conforme ação civil, foram verificados problemas como disposição de resíduos a céu aberto, sistema de tratamento de esgoto deficiente, presença de processos erosivos em diversas localidades do Completo, além de ausência de licença ambiental. (Com assessoria) 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet