Olhar Conceito

Sexta-feira, 03 de maio de 2024

Notícias | Saúde e Beleza

Defesa Pessoal

Krav Magá: conheça mais sobre esse estilo de luta que anda chamando a atenção na novela “I Love Paraisópolis”

Foto: Arquivo Pessoal

Krav Magá: conheça mais sobre esse estilo de luta que anda chamando a atenção na novela “I Love Paraisópolis”
Bruna Marquezine pode ter ajudado a chamar a atenção para o Krav Magá, com sua personagem na novela global “I Love Paraisópolis”, mas o estilo de combate já existe desde meados de 1940. Única luta reconhecida como defesa pessoal, a modalidade que tem sua origem em Israel, no período de conflito e hostilidade aos judeus, já possui turmas em academia de Cuiabá.

Leia mais:
Primeira academia 'Smart Fit' de Cuiabá é inaugurada com mensalidades a partir de R$59
David Moura se prepara para Mundial de Judô e mira auge nas Olimpíadas de 2016

Criado inicialmente para fins militares, o Krav Magá conquista cada vez mais adeptos, não apenas por ser uma forma de defesa pessoal, mas também pela conscientização que proporciona, do meio a sua volta e do próprio corpo.

Dito isso, nem só de pancada se faz o Krav Magá. Para aqueles que acham que a arte marcial é apenas sucessivos golpes e gritos de força, o professor da modalidade, em Cuiabá, Ed Carlos de Almeida Matos, explica que há toda uma filosofia por trás das técnicas de defesa pessoal.

“O Krav Magá é uma luta prudente e com conceitos, além dos golpes. Se a pessoa pensa em começar a fazer apenas para aprender a bater, o Krav Magá não é a melhor escolha. Pelo contrário, sempre digo que a maior conquista dos meus alunos é nunca precisar usar as técnicas do Krav Magá fora da academia”, diz Ed Carlos.



O professor explica ao Olhar Conceito que além das aulas de contato corpo a corpo, os alunos são ensinados a analisar as situações de risco no dia a dia, para assim tomar a melhor atitude: “Juntamente com as aulas práticas, os alunos recebem orientação sobre as varias situações do dia a dia, como prestar atenção a movimentação dos locais, analisarem a atitude das pessoas em volta, para assim evitar situações de risco ou, caso elas ocorram, tomar a melhor atitude possível”.

Vale destacar, que o professor não incentiva a reação em caso de assaltos e atos de violência, e que o Krav Magá se vale de um objetivo maior que é a reação para a sobrevivência. “A filosofia do Krav Magá é baseada na sobrevivência, então, durante as aulas é bastante frisado o ensino em se defender e não atacar, aprender a evitar as situações de risco, agindo de maneira preventiva”, pondera Ed Carlos.

Dentre as técnicas ensinadas durante as aulas, está à utilização de objetos como armas de imobilização, defesa e combate, como canetas, facas, bastões. Há também cursos extras e mais específicos, como o treino para mulheres, que foca em ensinar a evitar situações de estupro ou agressão física.



O Krav Magá em Cuiabá é ministrado pelo Professor Ed Carlos de Almeida Matos, na elite Academia de Arte Marcial e Defesa Pessoal, localizada na Rua Safira, 371, Bosque da Saúde. Telefone para contato: (65) 3623-0939/ (65) 9248-3000/ (65) 9311-3993.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet