Olhar Conceito

Terça-feira, 30 de abril de 2024

Notícias | Comportamento

Em Mato Grosso

Após liberação em shopping da capital, presença de animais domésticos continua proibida em parques estaduais

Foto: Meneguini/Gcom-MT

Após liberação em shopping da capital, presença de animais domésticos continua proibida em parques estaduais
Apesar da liberação da circulação de cães em um shopping da capital, a Sema informa que não há previsão desse tipo de acesso nos parques estaduais, que são unidades de conservação e contam com fauna silvestre que deve ser protegida.

Leia mais:
Shoppings Centers da capital anunciam que vão permitir a entrada de animais de estimação
Dia dos Pais terá caminhada familiar e programação especial no Parque Tanque do Fancho em Várzea Grande

Recentemente, um shopping da capital mato-grossense liberou a entrada e circulação de cachorros pelo estabelecimento. A atitude provocou o questionamento dos donos em relação à proibição da entrada dos animais de estimação em parques estaduais que mantém a medida.

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente foi questionada sobre a regra de proibição dos animais em parques de Mato Grosso e a resposta veio do coordenador de unidades de conservação e áreas protegidas da seretaria, Alexandre Batistella, que explicou o motivo da proibição como sendo preventiva a fauna e flora dos parques, que são áreas remanescentes do que foi o cerrado dentro da cidade.

O secretário ressaltou o risco da presença de gatos e cachorros para os animais nativos dos parques: “não da para controlar se o cão está com todas as vacinas em dias ou se ele está com a focinheira”. Outra preocupação do coordenador é com a sujeira que o animal de estimação pode fazer. “Parte dos usuários dos parques vem para praticar esporte, e ninguém quer pisar no presente de um cachorro, correto?”.

A liberação de animais não-silvestres também geraria impacto na manutenção dos parques, visto que mais funcionários teriam que ser contratados para limpar os dejetos de animais com donos que não forem conscientes. Então, ainda mais dinheiro público seria gasto, já que, segundo o secretario, a limpeza dos parques Massairo Okamura, Mãe Bonifácia e Zé Bolo Flô custa R$2 milhões por ano ao estado.

“Muitas pessoas comparam os parques de Mato Grosso com o Ibirapuera, de São Paulo. Mas a proposta do parque de São Paulo é diferente, pois foi projetado onde antes havia apenas uma área degradada. Já em Cuiabá, o que era cerrado foi conservado e se transformou em área de conservação”, completa o secretario.

A restrição de animais domésticos em parques estaduais existe desde 2001, quando foi publicada a Portaria n° 49, da Sema. Para o coordenador, não há possibilidade da decisão ser revogada, tendo em vista que no dia 17 de janeiro deste ano foi publicada uma nova Portaria de nº 15, que trouxe a aprovação do plano de manejo dos parques. Junto dela há um estudo informando os riscos que os parques correm com a presença de animais não-silvestres.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet