Olhar Conceito

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Gastronomia

Marido na Cozinha

Jornalista na cozinha: a experiência de participar de uma oficina gastronômica de hamburguer

Foto: Instagram/ Tolentino Neto

Jornalista na cozinha: a experiência de participar de uma oficina gastronômica de hamburguer
A redação do Olhar Conceito foi convidada para participar de uma das turmas da Oficina de Burguer do “Marido na Cozinha”, ministrada pelo cozinheiro Tolentino Neto. O encontro foi à noite em um restaurante no Jardim das Américas, na última quinta-feira (3). Agora, conto para vocês como foi participar desse encontro de aprendizado gastronômico.

Leia mais:
Marido na Cozinha ensina receita de sobremesa que vai assinar no aniversário de um ano do Bistrô de Raiz
Assista a vídeo e aprenda receita simples e prática de pizza do Marido na Cozinha

Gastronomia é um setor que ganhou destaque com os programas de competições culinárias recentemente. MasterChef deu tão certo que Ana Maria Braga adotou um reality culinário como parte de seu “Mais Você”. Neste exato momento estou eu, com a TV ligada no jornal da tarde assistindo uma matéria de uma oficina de gastronomia, em uma feira alimentícia.

A popularização da área levou a proliferação dessas oficinas e eu que sempre gostei de cozinhar e assistia esse tipo de curso em filmes, como em “Hitch - Conselheiro Amoroso”, recebi o convite para me aventurar nessa com a moda da hora: aprender a fazer hambúrguer.

Quando cheguei ao restaurante, lugar marcado onde seria a oficina, confesso que fiquei com dúvidas se realmente iria aprender a fazer hambúrguer e colocar a mão na massa. Trinta cadeiras dispostas em três fileiras, logo a frente de uma bancada, estavam preenchidas por trinta pessoas que nunca havia visto na vida.

A cada um foi entregue uma apostila e uma caneta. Me chamou a atenção a qualidade e atenção com o material, já que ela era colorida e em cada folha havia a marca do “Marido na Cozinha”.

Pois bem, Tolentino começou o curso com a simpatia de sempre, de forma didática iniciou falando um pouco de como seria o curso e quais seriam as receitas: hambúrguer de cordeiro, bovino e suíno.



Tolentino explicou também que a quantidade de pessoas deve-se ao alto custo para se realizar um curso como aquele e ali comecei a entender que tudo ali havia sido pensado e tinha um propósito.

O próximo passo foi explicar quais tipos de carne usar e foi ali que as perguntas surgiram. A liberdade que os participantes tiveram para perguntar, levantar hipóteses e tirar dúvidas sobre substituições de ingredientes foi essencial para a interação de todos e também para que o que estava sendo aprendido ali, fosse realmente colocado em prática em casa.

Dicas de utensílios, tipos de carne, queijos, temperos, molhos, locais de compras de produtos e macetes de como modelar o hambúrguer foram algumas das coisas que aprendi no curso de burguer do Marido na Cozinha. Conhecimento que está registrado não só na mente, mas também na apostila, fotos e contatos repassados para todos os participantes.

Quando chegou a hora de colocar a mão na massa, entendi o sistema de disposição das cadeiras e da bancada, e também a quantidade de pessoas. De dez em dez os participantes se levantaram para assumir a posição de chefe, sob a orientação de Tolentino Neto. Três receitas para que todos tivessem a oportunidade de aprender na prática.



Depois da visita guiada pela cozinha do restaurante e a explicação dos equipamentos que nela estavam, aprendemos a tostar o pão na chapa e colocamos os hambúrgueres para assar. Quem teve interesse pode até se aventurar na chapa e claro que eu não perdi a oportunidade. Enquanto tentava virar os hambúrgueres, o ajudante de cozinha me explicava como conseguir o ponto exato da carne.



Durante todo o tempo do curso a interação com os demais participantes e com o Professor Tolentino Neto foram o charme da noite. Realmente um momento de descontração para quem gosta de cozinhar.

Ao fim de cada preparo, é claro que se aproximava a melhor parte: comer. Experimentamos os três sabores, feitos por nós. As geleias de menta, de bacon e a maionese de bacon que acompanharam os hambúrgueres não foram ensinadas na ocasião por causa do tempo, mas as receitas estavam na apostila e as dúvidas do preparo foram tiradas.



Ao final, ficou a satisfação de ter passado um momento leve, ter conhecido pessoas diferentes e a vontade de convidar os amigos e familiares para uma noitada de demonstração das novas habilidades aprendidas.

Para quem quer saber mais sobre o Tolentino Neto e o seu trabalho, acesse o site do Marido na Cozinha. Para informações sobre os cursos ministrados por ele, ligue ou mande uma mensagem via WhatsApp para: (65) 9614-8998.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet