Olhar Conceito

Terça-feira, 30 de abril de 2024

Notícias | Gastronomia

e internacionais

Na 'Arena Gourmet', opções vão das mais leves às mais incrementadas neste final de semana

Foto: Naiara Leonor/Olhar Conceito

Coxinha de churrasco

Coxinha de churrasco

Está chegando o dia do primeiro Festival Gastronômico Arena Gourmet,que vai trazer para a área externa da Arena Pantanal o principais nomes da gastronomia e culinária cuiabana e mato-grossense em geral. Nos próximos dias 19 e 20 de setembro, os visitantes poderão conferir desde comidas ‘fit’ até hambúrgueres e doces, e ainda concorrer a um vôo gratuito de balão.

Leia mais:

Segunda edição do 'Vem pra Arena' terá eventos culturais e esportivos em setembro
Festival gastronômico de rua terá barracas de 30 Chefs e vôo de balão gratuito na Arena Pantanal

Um dos restaurantes mais renomados da cidade, o Mahalo Cozinha Criativa, vai levar dois pratos para a feira. De acordo com a Chef Ariani Malouf, um rosti de mandioca com hambúrguer e queijo brie, junto à farofa de quiabo com bacon será a opção salgada, além de um prensado de cordeiro com coalhada, que foi sucesso na Feirinha da 359 (que aconteceu no último dia 30 de agosto).


Ariani Malouf (Foto: Naiara Leonor / Olhar Direto)

O doce será uma mousse de chocolate com cookies de castanha: “Eu não quis trazer muitas opções de sanduíche porque já terão muitas hamburguerias no local. Estou com uma expectativa muito grande, nunca participei de um evento assim com outras pessoas e acho que isso enriquece nossa gastronomia e cultura, além do que Cuiabá precisa de opções assim na programação”, afirma a Chef. “Estou torcendo para que seja um evento bem organizado e que entre na agenda cultural do estado”.

Para quem prefere opções mais leves, uma novidade é o “Natureba Gourmet”. Idealizado por Cairo Costa e sua esposa Célia Alves, autora do blog “Tênis e Sainha”, a marca vai estrear na Arena e buscou juntar duas tendências da atualidade, o fitness e o gourmet. “Minha esposa gosta de correr e tem o blog, e eu sempre gostei de cozinhar”, conta Cairo, “então decidimos juntar as duas coisas”.



Na Feira, eles vão levar a ideia de ‘comida no pote’, com um escondidinho de carne seca com purê de batata doce e crispy de couve, um wrap de salmão com salada de gergelim e molho de mostarda e mel e, como sobremesa, um bolo de cenoura fit: “Tudo é feito com pouco sal, o bolo tem açúcar mascavo e é feito totalmente sem gordura”, explica o proprietário da marca. Após a Arena, eles pretendem trabalhar um tempo apenas com eventos.

Outra opção saudável será a “Minha Salada”, que também estará na feira. Criada há apenas seis meses, a saladeria trará aos visitantes uma opção de salada para ser montada na hora: “A gente acha importante trazer uma opção mais leve para Cuiabá, principalmente por causa do clima daqui”, explica a proprietária Márcia Amorim.

O lusitano ‘Taberta Portuguesa’ também levará ao evento as especiarias de sua culinária. Duas opções de bacalhau, além das entradas clássicas do restaurante como o bolinho de bacalhau e as sobremesas pastel de Belém e arroz doce português estão no cardápio.

“Achamos importante participar de eventos assim para o fortalecimento da marca, e para ampliar o mercado. Nós temos fama de sermos um restaurante caro, mas na verdade não é assim... por isso acho legal levar a culinária lusitana para o maior número de pessoas possível”, conta Sônia Cassal Abraços, sócia-proprietária do restaurante.



Voltando ao Brasil, a famosa ‘Coxinha de Churrasco’, que fez história no Sabores da Rua (ou ‘a feirinha do goiabeiras’) também estará na Arena. Wallace Ferraz, criador da iguaria, conta: “O sabores nasceu há um ano e meio como projeto de faculdade, mas foi se desenvolvendo e crescendo. A coxinha chegou um tempo depois, e fez tanto sucesso que muita gente chegava lá e perguntava se era o evento da coxinha de churrasco”. Além da famosa, ele também levará à feirinha opções de churros com diversas coberturas, junto com Thiago Suíço.

E na culinária cuiabana, o restaurante Ricardo’s Grill trará uma novidade em primeira mão na Arena, o ‘torresmo de pacu’. Segundo o proprietário Wellckher da Costa Lima, o nome deve-se à consistência e crocância que se assemelha ao torresmo: “Na verdade são filézinhos de pacu fritos na hora”. Além deste, pratos como bolinho de pintado e pastel de peixe com palmito, já famosos no cardápio da peixaria, estarão presentes: “As pessoas acham que por ser uma peixaria, com grande número de opções de peixes, nós temos um preço muito alto. Na Arena poderemos mostrar que é possível usar ingredientes nobres e ter um preço acessível”, finaliza o empresário.

A Arena Gourmet acontece no sábado (19) e no domingo (20). No sábado ela co-habita com o ‘Vem pra Arena’, evento do Governo do estado com programação cultural e esportiva.

Arena Gourmet

Sábado (19) e Domingo (20)
Horário: das 16h às 23h
Local: Área Externa da Arena Pantanal
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet