Olhar Conceito

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Política Cultural

na casa barão de melgaço

Escritores e agentes culturais contemplados com edital da secretaria de Cultura são homenageados

Foto: Reprodução

Escritores e agentes culturais contemplados com edital da secretaria de Cultura são homenageados
Para celebrar os resultados do edital Estevão de Mendonça de Incentivo à Literatura Mato-grossense, a secretaria estadual de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), realiza um evento em homenagem ao talento de escritores e agentes culturais contemplados na seleção pública, que contou com recursos de R$ 2 milhões do Governo de Mato Grosso. A cerimônia será realizada nesta sexta-feira (18), às 19h30, na Academia Mato-grossense de Letras (AML), que funciona na Casa Barão de Melgaço, no Centro de Cuiabá. 

Leia também
Do tradicional ao irreverente: nordestina inova em Cuiabá com bolos de rolo de Nutella, doce de leite e até red velvet


O acesso gratuito e o evento também pode ser acompanhado pelo canal da Academia Mato-Grossense de Letras no YouTube. Ao todo, o edital da Secel contemplou 67 projetos nas categorias de publicação de obras literárias, fomento à leitura e à criação.

Para garantir a isenção nas escolhas das propostas, a Secel designou a Academia Mato-grossense de Letras para fazer o credenciamento de pareceristas e banca de seleção do edital. “O processo de seleção foi feito por pareceristas de diversas partes do país, a maioria doutores na área de literatura e cultura, escritores destacados inclusive com premiações em nível nacional. Alguns atuam como presidentes de Academias de Letras e União Brasileira de Escritores”, explicou a presidente da AML, Sueli Batista.

Durante o evento, escritores e agentes culturais contemplados no edital de literatura serão homenageados com a entrega de medalhas e certificados. “A ideia é que novos e antigos escritores, alguns já imortalizados por suas obras, se integrem numa conexão muito interessante para a cultura mato-grossense”, concluiu Sueli. 

Por meio do edital da Secel, o Governo de Mato Grosso disponibilizou recursos para atender propostas inéditas de trabalhadores da cultura nas áreas de criação e publicação de obras literárias e de fomento à leitura. Foram selecionados 33 projetos de publicação de obras literárias.

Para estimular o surgimento de novos escritores, o edital contempla ainda mais 18 projetos de incentivo à criação. Os dois segmentos abrangem as categorias infantil, infantojuvenil e adulto. Outros 16 projetos de fomento à leitura foram contemplados na seleção pública, envolvendo as categorias de formação de mediadores e de escritores, e de contação de histórias e mediação de leitura.

Dentre os selecionados, estão escritores e agentes culturais de vários municípios mato-grossenses, como Alto Araguaia, Barra do Garças, Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Primavera do Leste, Juína, Rondonópolis, Tangará da Serra, Poxoréu, Mirassol Doeste, Várzea Grande, Juara, Pontal do Araguaia, Torixoréu e Poconé.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet