Olhar Conceito

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Política Cultural

em Santo Antônio

Botelho visita Museu da Viola de Cocho e parabeniza iniciativa de mestre da cultura

Foto: Reprodução

Botelho visita Museu da Viola de Cocho e parabeniza iniciativa de mestre da cultura
O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Eduardo Botelho, visitou o Museu da Viola de Cocho - Espaço Cultural Alcides Ribeiro, no distrito de Varginha, em Santo Antônio de Leverger, e parabenizou a iniciativa do mestre da cultura. 

Leia também 
De MT, casal de evangélicos viaja de kombi pelas estradas e leva 'palavra de Deus' para caminhoneiros


Botelho destacou o trabalho de Alcides e da família pela valorização das tradições culturais, especialmente, da viola de cocho, que é o símbolo da cultura mato-grossense e patrimônio imaterial brasileiro.

O parlamentar esteve no local em janeiro, acompanhado do ex-vereador Eduardo Salomão Moreira Silva. O museu está instalado na residência da família Ribeiro, onde também funciona o ateliê, que deverá oferecer cursos para novas gerações.

A proposta é manter as tradições, como a arte de fazer a viola de cocho, canoa, pilão e mocho de siriri. Além do encontro anual de siriri e cururu.

“Alcides e a família têm esse amor pela nossa arte. Eu tinha preocupação com o cururu, principalmente por ser uma cantoria basicamente masculina, porque os rapazes não gostam muito, outros não conhecem. E a família Ribeiro leva adiante nossa história. A criação do museu é fantástica, contando toda a história da viola de cocho, preservando aquelas violas mais antigas com 50, 70 anos”, reconheceu Botelho, ao lembrar o pai, que era cantador de cururu. “Nasci e cresci ouvindo isso. Naquele tempo na roça, não tinha nada, então sentava na porta de casa e pegava a viola para animar a família”, recordou.

Eduardo Salomão disse que assim como o deputado foi conhecer o museu, turistas que passam por lá, têm a honra de vivenciar a história por meio dos instrumentos expostos, e o saber tradicional sobre a viola de cocho. “É um trabalho que passa de geração para geração, ensinando a arte cultural mato-grossense”.

Botelho foi presenteado com um mocho de siriri pelo artesão Alcides. “É uma satisfação recebermos o deputado Botelho aqui, que é da nossa região e conhece muito bem as nossas tradições. Temos muitas histórias registradas no museu. Lembro que antigamente, no Pantanal, tinha competição de quem fazia e tocava a melhor viola de cocho. Com a vinda dos novos instrumentos, a cultura foi mudando. Mas estamos preservando, ensinando e expondo nossa riqueza cultural”, afirmou Alcides.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet