Olhar Conceito

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Saúde e Beleza

doe sangue, doe vida

Preocupada com a alta demanda no carnaval, diretoria do Hemocentro 'pede socorro'

Foto: Reprodução / Ilustração

Preocupada com a alta demanda no carnaval, diretoria do Hemocentro 'pede socorro'
O Hemocentro precisa de sangue. Com a proximidade do carnaval, época em que os doadores ficam escassos e a demanda aumenta por conta do número de acidentes, a diretoria da unidade de saúde promove um chamamento para os doadores regulares, ocasionais e entidades parceiras.

Leia mais:
Aprenda a fazer limpeza de pele com produtos naturais em curso gratuito esta semana
Mato Grosso adota novo calendário de vacinas; 5 das alterações são tomadas na infância

De acordo com o Ministério da Saúde, somente 2% da população faz doações com regularidade. A expectativa é que com o chamamento, mais pessoas e grupos se unam à causa. Um bom exemplo foi dado pela Polícia Militar, que durante as festas de fim de ano convidou a corporação e outros funcionários e servidores a doar. Com essa iniciativa, de 21 a 31 de dezembro foram coletadas 316 bolsas na sede do MT Hemocentro e 105 bolsas na Unidade de Coleta e Transfusão do Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá (HPSMC).

Magda Matos, assistente de captação de doadores do MT Hemocentro, afirma que o importante é deixar o estoque de sangue renovado, principalmente durante os feriados.

“Essa época do ano é sempre delicada para a doação de sangue porque aumenta a demanda e diminui as doações, por isso estamos pedindo que as pessoas venham doar para que possamos manter nosso estoque estratégico", afirma.
De acordo com a Assessoria, o MT Hemocentro atende a demanda de todas as unidades de saúde da rede do Sistema Único de Saúde (SUS), na capital e no interior, com quantidades adequadas de sangue para socorrer pessoas que precisam de transfusão.

Regras

Quem quiser doar tem que ter entre 16 e 68 anos (menores de 18 com autorização dos pais), pesar mais que 50 quilos e estar com boa saúde. É preciso estar bem alimentado e portar documento oficial de identidade com foto. O ideal é que cada pessoa doe sangue pelo menos duas vezes ao ano – homens a cada 60 dias e mulheres a cada 90 dias.

O atendimento ao público é no MT-Hemocentro, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30. O MT-Hemocentro está localizado na Rua 13 de Junho, nº 1055, próximo ao Hospital Geral Universitário. Já a Unidade de Coleta e Transfusão do Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá atende de segunda a sábado, incluindo os feriados, das 7h às 18h30.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet