Olhar Conceito

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Saúde e Beleza

mais de 60

Crianças com necessidades especiais continuarão tratamento gratuito de equoterapia com ajuda da prefeitura

Foto: Divulgação

Crianças com necessidades especiais continuarão tratamento gratuito de equoterapia com ajuda da prefeitura
Crianças portadoras de necessidades especiais continuarão seus tratamentos de equoterapia oferecidos pela assistência social do município de Cuiabá por pelo menos mais um ano. Isso porque o contrato entre a empresa Póvoas e Correa Póvoas Ltda, administradora do Haras Twin Brothers, e a Prefeitura foi renovado.

Leia mais:
A fisioterapia que liberta: Em cima do cavalo, pessoas com deficiência ganham auto-confiança e saúde
Cavalgada turística é opção para quem quer se aproximar da natureza em Chapada dos Guimarães

Atualmente, 62 crianças com deficiência e mobilidade reduzida são atendidas pelo município. Durante a montaria, elas manuseiam e montam em seus cavalos, animais que possuem uma andadura tridimensional que emite para o cérebro do paciente de 120 a 180 estímulos.

“O serviço de equoterapia prestado precisa ser contínuo em razão da grande demanda de famílias em situação de vulnerabilidade social que possuem crianças com deficiência, detectadas pelas equipes dos Centros de Referência que necessitam de tratamento para reabilitação com comprometimento físico, psíquico e intelectual”, afirma Cristiane Almeida, diretora de Gestão da Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano.

Segundo a assessoria, para ser um usuário do serviço, é preciso que as crianças e adolescentes sejam encaminhados pelos Centros de Referência. Eles também passam por uma triagem e são direcionados para o melhor tratamento: “Antes, todo paciente que necessitava desse recurso terapêutico tinha de recorrer obrigatoriamente a serviços privados. Agora, encontramos mais uma maneira de incluir essas crianças à sociedade e melhorar a qualidade de vida delas”, finaliza a diretora.

A equoterapia é um método terapêutico que, a partir dos movimentos do cavalo, ajuda no desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência. O tratamento é considerado eficiente para casos de pacientes com problemas motores como distrofias, esclerose múltipla, sequelas de paralisia cerebral e AVC, por exemplo.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet