Olhar Conceito

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Saúde e Beleza

conheça

Do fitness à fisioterapia, modalidades de Pilates ajudam no equilíbrio, flexibiidade, força e muito mais

Foto: Isabela Mercuri / Olhar Conceito

Do fitness à fisioterapia, modalidades de Pilates ajudam no equilíbrio, flexibiidade, força e muito mais
Buscar o equilíbrio entre o corpo e a mente é o principal objetivo do pilates. Os benefícios disso, no entanto, são inúmeras e vão desde a modelagem do corpo até a cura e prevenção de doenças e dores. Tudo isso pode ser encontrado no Studio Pilates, comandado por Silvana Peixoto Hugueney.


Silvana Hugueney (Foto: Isabela Mercuri / Olhar Conceito)

Leia mais:
Aplicativo produzido em MT oferece 'personal trainer virtual' com avatares, treino customizado e variado a cada dia
Nutricionista e academia que leva ao ‘extremo’ oferecem perda de peso e qualidade de vida em Cuiabá

A cuiabana trabalha com pilates há 14 anos, mas há bem mais tempo com atividades físicas. Foi em um curso em São Paulo que ela conheceu a modalidade e se apaixonou. De volta a Cuiabá, ela criou o espaço e, desde então, dá aulas diferentes a cada semana.

Ela explica que o pilates pode ser feito de diversas formas e por todas as idades, desde crianças de sete anos que aprendem a ter equilíbrio, coordernação motora, até senhores de 90 anos que fazem o tratamento para melhor qualidade de vida: “crianças, atletas, bailarinos, idosos, todos podem fazer e cada um para alcançar seu objetivo”, explica Silvana.


Aluna Daniele Faria, faz pilates há seis anos (Foto: Isabela Mercuri / Olhar Conceito)

Além dos aparelhos de pilates que trabalham força muscular, flexibilidade e coordenação, existem treinos mais avançados como o Fitness e o Treinamento Funcional, em que os alunos realizam um circuito e, durante uma hora sem parar, treinam todas as partes do corpo de forma integrada. A professora explica: “Ao invés de treinar um músculo isoladamente, como se faz na musculação, no pilates fitness há uma combinação de movimentos e se mescla exercícios para o corpo todo”


Aula de Pilates Fitness (Foto: Isabela Mercuri / Olhar Conceito)

“Mas não é todo mundo que pode fazer essa modalidade fitness, porque é mais puxado. Eu coloco uma música mais animada, e tem que ter treinamento, fortalecimento, se não o exercício causa lesão”, continua. No entanto, um aluno de pilates, com acompanhamento, pode alcançar o nível do fitness após certo tempo.

Fisioterapia



Fernanda e seus pacientes (Foto: Isabela Mercuri / Olhar Direto)

Além da busca por saúde de forma geral, o pilates também pode ser utilizado nas sessões de fisioterapia. A fisioterapeuta Fernanda Engel Ávila também trabalha no estúdio e, há quatro anos, dedica-se integralmente a este tipo de tratamento. “Ele pode ser utilizado na reabilitação ou na prevenção de lesões, principalmente com idosos e atletas, maratonistas”, explica.

A reabilitação acontece quando o paciente sente dores em geral, na coluna, nas articulações, joelhos e outros ligamentos. Depois do tratamento, ele vai aos poucos recuperando a qualidade de vida. “Conseguimos obter melhora na postura, fortalecimento muscular, diminuição da dor, e até mesmo evitar a evolução das patologias e que um problema se torne cirúrgico”, afirma Fernanda.

As sessões de fisioterapia também duram uma hora e trabalham todo o corpo, mas com foco no local onde está o problema Em quatro anos de trabalho, a fisioterapeuta já presenciou resultados impressionantes: “Dores de joelho que somem, idosos que nem andavam mais sozinhos conseguindo subir escadas, ou seja, uma melhoria na qualidade de vida, uma transformação mesmo”, finaliza.

O Studio Pilates fica na Avenida Senador Filinto Muller, 920. Mais informações pelo telefone (65) 3623-5391.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet