Olhar Conceito

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Turismo

Diversidade biológica

Imagens de floresta amazônica mato-grossense integram série do canal Animal Planet

Foto: Reprodução

Imagens de floresta amazônica mato-grossense integram série do canal Animal Planet
A diversidade natural de Mato Grosso ganha as telinhas nacionais e internacionais a partir desta sexta (17), com o lançamento da série “Florestas Animais”, apresentada pelo canal de televisão por assinatura estadunidense ‘Animal Planet’. O cenário mato-grossense escolhido é a floresta amazônica da Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN) do Cristalino Lodge, na cidade de Alta Floresta.

Leia mais:
Atleta desce cachoeira de MT de kayak para vídeo de divulgação do jogo ‘Uncharted 4: A Thief’s End'

Dividida em cinco episódios, que no Brasil vão ao ar todas as sextas às 21h50, a série é produzida e apresentada pelo biólogo e cinegrafista João Paulo Krajewski em parceria com a MVVideos. Nos dois primeiros, o destino são as florestas da América e suas diversidades em fauna e flora.

Enquanto passarinhos dão um show de acrobacias, os macacos da reserva de Cristalino não deixam por menos e promovem um espetáculo a parte, que em cenas inéditas parecem dançar entre as árvores, além do registro de um bando de queixadas, espécie de porco-do-mato, de comportamento muito agressivo que se encontra em estado de conservação ameaçado.

O destino é reconhecido internacionalmente como um reduto de espécies ameaçadas, tais como a onça-pintada, o cachorro-vinagre, a onça-parda, o tamanduá-bandeira e o bicho-preguiça, além de ser lar para mais de sete espécies de macacos, incluindo o endêmico macaco-de-cara-branca, espécie símbolo do Parque Estadual Cristalino.

Outros habitantes da floresta incluem o tatu-canastra, a ariranha e diferentes espécies de borboletas e sapos. Um terço de todas as aves brasileiras, de um total de aproximadamente 1800 espécies – incluindo o gavião real, o uirapurú, araras, papagaios e tucanos –, pode ser observado dentro e nos arredores da reserva, que faz limite com o Parque Estadual Cristalino, uma área muito importante de conservação da Amazônia com 184.900 hectares.

Com pouco mais de 11 mil hectares, a reserva do Cristalino possui uma floresta primária e exuberante, sendo lar de uma variedade de habitats naturais. Criada em 1997 pelo próprio empreendimento, já que a natureza da criação de uma RPPN é volunvoluntária e tem por objetivo a conservação da diversidade biológico do Brasil.

Confira o trailer do primeiro episódio da série "Florestas Animais", do canal de televisão Animal Planet:

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet