Olhar Conceito

Domingo, 20 de setembro de 2020

Notícias / Artesanato

Fred Gustavos faz exposição online de ensaios fotográficos de artesãos cuiabanos; confira

Da Redação - José Lucas Salvani

13 Set 2020 - 09:18

Foto: Fred Gustavos

Fred Gustavos faz exposição online de ensaios fotográficos de artesãos cuiabanos; confira
O fotógrafo Fred Gustavos irá promover uma exposição online de “Cuiabanato - Retratos de artesãos”, um compilado de ensaios fotográficos de artesãos cuiabanos, a partir da próxima segunda-feira (14). Os registros são de 2019 e o projeto foi um dos contemplados pelo Fundo 2019, da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo de Cuiabá.

Leia também:
Mostra universitária divulga lista de filmes selecionados para edição de 2020; confira

A decisão de trabalhar com tais fotografias e expô-las de forma online partiu do momento que o mundo vive. Como estava impedido de ir a campo devido a pandemia, o fotógrafo resolveu trabalhar em um amplo acervo fotográfico que começou a ser construído por meio de uma parceria com o Sesc Mato Grosso, em 2019. As fotos se dividem em quatro segmentos: viola de cocho, cerâmica, culinária, artefatos de reciclagens.

“Uma das coisas que mais me tocou nesse trabalho foi adentrar esses universos criativos e foi bem possível porque todos eles foram muito generosos. Então a gente acaba que entrando em sintonia, sendo fisgado pela singeleza que eles têm de transformar um barro, um tecido, um caju em um doce super refinado”, diz Fred, parafraseando a conterrânea Tetê Espíndola, “Mato é Grosso, mas a coisa é fina”.

Para a artista visual e pesquisadora Mari Gemma De La Cruz, ao fotografar os artesãos, Fred Gustavos novamente constrói, através da imagem, uma espécie de catalogação – desta vez de códigos, usos e costumes.

“A câmera fotográfica, instrumento do seu trabalho, é capaz de arquivar a realidade, de organizar a memória e ativar questões culturais, políticas e sociais. A galeria virtual apresentada para este projeto, com mais de trezentas imagens, sistematiza e armazena estes registros, estabelecendo uma coleção que possibilita adentrar ao mundo destas artesãs e artesãos”, explica Mari Gemma, que acompanha o trabalho de Fred desde ‘Flora et Lumen’.

Além das fotos, o fotógrafo irá promover um “Circuito de Conversas” com especialistas convidados. Os encontros irão debater assuntos que perpassam a prática do artesanato e suas contribuições para a construção da identidade cultural. No total, são seis encontros online.

A exibição das fotos será feita em um site galeria entre os dias 14 e 20 de setembro (domingo), assim como o Circuito de Conversas, que será transmitido ao vivo no Facebook e YouTube de Gustavos. Confira a programação completa abaixo.

14/09 (Segunda-feira)  – 19h30
Lançamento e conversa com o fotógrafo Fred Gustavos – Cuiabanato, fotografia e afetos;

15/09 (Terça-Feira), 19h30
Morgana Moura – O fazer artístico e a recriação de si. Onde a psicologia encontra a arte?

16/09 (Quarta-feira), 19h30
Mari Gemma De La Cruz – Artesanías fotográficas.

17/09 (Quinta-feira), 19h30
Ludmila Brandão - O artesanato e seu lugar na arte.

19/09 (Sábado),19h30
Maurília Valderez – O que o artesanato dá a pensar? A vida como obra de arte

20/09 (Domingo) – 17h30
Nice Aretê - Vida e obra: Um chamado à arte da cerâmica

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Conceito. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Conceito poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Redes Sociais

Sitevip Internet