Olhar Conceito

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Saúde e Beleza

Fibrose Cística: a doença do beijo salgado

Caracterizada pelo alto nível de cloro e sódio no suor, a patologia pode ser diagnosticada precocemente pelo teste do pezinho

No próximo dia 5 de setembro o Brasil se volta para a conscientização da fibrose cística. Dados do Ministério da Saúde indicam que 1,5 mil pessoas sofrem da enfermidade no Brasil. A doença tem origem genética, por herança autossômica recessiva, e é caracterizada pelo mau funcionamento do transporte dos íons cloro e sódio por meio das membranas celulares em todo o organismo. Com isso, é produzido um muco espesso, principalmente nos pulmões e no pâncreas, que ocasiona vários problemas no corpo humano.

A fibrose cística afeta, além do aparelho respiratório, os sistemas gastrintestinal e reprodutor. “A doença tem diferentes níveis de gravidade, que variam de acordo com as mutações genéticas. Essas mutações podem chegar a mais de 1.800 tipos diferentes”, explica Dra. Natasha Slhessarenko, pediatra do laboratório Cedic Cedilab.

Desta forma, os sintomas podem variar, sendo os principais: dificuldade de crescimento, perda de peso, má absorção de nutrientes, cirrose biliar, infecções respiratórias de repetição, diarreia crônica com eliminação de fezes volumosas com odor forte e gordurosas. “A maioria dos sintomas pode se manifestar já ao nascimento ou apenas na idade adulta. Uma das complicações do quadro respiratório é o desenvolvimento de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) e bronquiectasias, por causa das repetidas infecções pulmonares”, ressalta a médica.

Diagnóstico

Conhecida popularmente como a doença do beijo salgado, por apresentar altas quantidades de cloro e de sódio no suor, a fibrose cística já pode ser identificada pelo teste do pezinho. Por meio deste teste, é possível suspeitar desta doença nos primeiros dias de vida da criança, pela dosagem da enzima tripsina imunoreativa. Nos casos de elevação desta enzima, parte-se para os testes moleculares que fazem a pesquisa das mutações genéticas e confirmam o diagnóstico.

A dosagem do sódio e cloro no suor é outro exame que pode ser feito em crianças maiores, para o diagnóstico da fibrose cística. “Se não identificada precocemente, a patologia pode prejudicar o bom desenvolvimento da criança por causa da diarreia ou das infecções pulmonares repetitivas. Por isso, ressaltamos sempre a importância do teste do pezinho nos primeiros dias de vida do bebê para que possamos interferir e mudar o prognóstico das nossas crianças”, alerta a médica.

O tratamento da doença consiste em uma boa nutrição do paciente, suplementação de enzimas pancreáticas, para auxiliar a digestão, reposição das vitaminas A, D, E, K, fisioterapia respiratória, prescrição de antibióticos quando necessário, dentre outros. “O tratamento requer cuidados especiais, como uma equipe multidisciplinar composta de pediatras, enfermeiras, fisioterapeutas, nutricionistas e assistentes sociais”, comenta Dra. Natasha.

A especialista esclarece que, mesmo sendo uma doença que prejudica diversos sistemas do corpo humano, os portadores de fibrose cística podem levar uma vida normal e de muita qualidade, sem restrição de atividades, como estudar e trabalhar.



Sobre o Cedic Cedilab

O Cedic Cedilab atua na área de medicina diagnóstica em Mato Grosso e tem como princípio a excelência no atendimento e máxima eficiência na realização de exames laboratoriais e de imagem. O Cedic Medicina Diagnóstica foi fundado em 1995 e o Cedilab Medicina Laboratorial, em 2000. A união das duas marcas tem o objetivo de oferecer as melhores soluções em exames laboratoriais e por imagem em um mesmo local, garantindo conforto e conveniência ao cliente. São mais de três mil tipos de exames oferecidos em 9 unidades de atendimento. A marca conta, ainda, com uma unidade 24 horas de diagnóstico por imagem, instalada dentro do Hospital Cuiabá. Além disso, o Cedilab possui as certificações ISO 9001, de gestão de qualidade; ISO 14001, de gestão ambiental; do Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos (PALC); e a Proficiência em Ensaios Laboratoriais (PELM). O Cedic Cedilab investe constantemente em tecnologia e equipamentos de ponta e possui uma equipe médica composta por profissionais altamente capacitados. Para mais informações acesse o site www.cediccedilab.com.br ou entre em contato com o Atendimento ao Cliente no (65) 3319-3319.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet