Olhar Conceito

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Artesanato

SUSTENTABILIDADE E ARTE

Projeto de Defensora Pública recolhe toalhas de banho para trabalhos de patchwork entre reeducandas

Foto: Reprodução

Projeto de Defensora Pública recolhe toalhas de banho para trabalhos de patchwork entre reeducandas
A defensora pública de Mato Grosso, Elianeth Nazário, lançou um movimento de mobilização da sociedade para recolhimento de toalhas usadas que seriam jogadas no lixo, que podem ser utilizadas como matéria prima em uma nova iniciativa social, envolvendo reeducandas do presídio feminino Ana Maria do Couto May, em Cuiabá. As toalhas em desuso podem ser convertidas em peças exclusivas de arte utilitária através da sua transformação com as técnicas de patchwork.

Leia mais:
Higienização de estofados evita doenças respiratórias com eliminação de agentes nocivos

"As toalhas que estaremos coletando serão a matéria prima inicial utilizada no curso que irá ensinar as técnicas de patchwork para as reeducandas que forem participar do projeto assim como nas primeiras peças que serão produzidas dentro desta iniciativa. As peças que forem confeccionadas serão comercializadas e a renda revertida para elas", salientou Elianeth.

A iniciativa também busca proporcionar a reflexão das pessoas sobre sustentabilidade e as possibilidades de reciclagem e reuso destas peças de banho.

As pessoas que quiserem ajudar, podem levar as toalhas usadas ou novas, bem como cortes de tecidos atoalhados e dispô-los nas caixas de coleta que estarão disponíveis para o depósito.

O defensor público Marcos Rondon que, tem grande experiência na área de execução penal e conhece a rotina dentro do sistema prisional, colaborou nas primeiras tratativas para que essa ação possa ser realizada na unidade prisional. Ele acredita que trabalhar atividades produtivas no âmbito da reclusão fortalece o processo de reintegração do indivíduo ao meio social.

"Esta iniciativa da colega Elianeth, por quem eu tenho uma grande admiração e respeito pelo seu empenho e dedicação às ações de solidariedade e voluntariado, vem de encontro à outros projetos que já vem sendo realizado no Ana Maria do Couto May e, com certeza, vai acrescentar um plus às atividades produtivas que as reeducandas já participam como no projeto Madame Criativa que desenvolve todo o potencial arte e criatividade naquele complexo prisional", afirmou o defensor.

O que é Patchwork

A técnica do patchwork consiste basicamente em unir pedacinhos de tecido através de pontos para formar uma peça maior exclusiva com desenhos geométricos ou não. Ou seja, além de garantir um resultado lindo, o pacthwork permite reaproveitar qualquer tipo de tecido em bom estado evitando qualquer tipo de desperdício, ou seja, criação de peças sustentáveis. (Com informações da assessoria)

Onde posso doar?

As toalhas podem ser doadas nos seguintes pontos de coleta:

- Sede da Defensoria Pública
- Núcleo Cível
- Núcleo de Iniciais
- Núcleo de Segunda Instância
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet