Olhar Conceito

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Turismo

Refúgio de aves, Lagoa do Peixe será opção de roteiro para turistas na Copa

Um passeio diferente encanta turistas no Litoral Sul do Rio Grande do Sul. A Lagoa do Peixe, na cidade de Tavares, permite ficar próximo à natureza. O santuário ecológico é protegido por lei e foi transformado em parque em 1986, como mostra a reportagem do Jornal do Almoço, da RBS TV (veja no vídeo ao lado). O local é promovido também pela organização da Copa do Mundo.
Entre o Oceano Atlântico e a Lagoa dos Patos, os quase 36 mil hectares de área reservam cenários como imensas dunas preservadas. Além de proporcionar belas paisagens, o Parque Nacional da Lagoa do Peixe tem grande importância ambiental. É considerado um dos principais refúgios de aves migratórias, que viajam quilômetros, e encontram ali descanso e comida em abundância.
“Os parques nacionais são sempre procurados em visitação. Aqui a natureza é praticamente intacta e tem muito apelo em razão das aves. Dentro do Brasil, este é o local que mais recebe aves do Hemisfério Norte”, explica o turismólogo João Batista.
A ligação entre a água salgada do oceano e a água doce da lagoa criou um local perfeito para o encontro de flamingos, cisnes e garças. O maçarico, por exemplo, sacia a fome depois de viajar 8 mil quilômetros desde o Canadá. O local reúne 250 espécies de aves, o que atrai fotógrafos e pesquisadores de todo o país.
Além dos pesquisadores, a Copa do Mundo de 2014 pode fortalecer ainda mais o turismo na região. O Parque da Lagoa do Peixe foi um dos cinco novos roteiros aprovados pelo governo do Rio Grande do Sul e pelo Sebrae.
“A gente tem toda uma característica ambiental dentro do Parque da Lagoa do Peixe e na área de entorno que favorece a realização de determinadas atividades, como a observação de aves”, explica Roseli Nascimento, consultora do Sebrae.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet