Olhar Conceito

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Política Cultural

capacitação

Prefeitura de Cuiabá abre oficinas de formatação de projetos para o Fundo Municipal de Cultura

Foto: Reprodução

Prefeitura de Cuiabá realizada pela Secretaria Municipal de Cultura capacitação de agentes culturais

Prefeitura de Cuiabá realizada pela Secretaria Municipal de Cultura capacitação de agentes culturais

Fazer cultura exige empenho, dedicação, e acima de tudo amor. A cultura ainda continua sendo relegada ao último plano e quando há um sopro de renovação na área, quem faz e vive disso, volta a se animar para enfrentar esta batalha diária. Um destes sopros serão as oficinas de formatação de projetos para o Fundo Municipal de Apoio e Estímulo à Cultura de Cuiabá, que vem de encontro com o edital que está em vigor até o dia 15 de fevereiro.

Leia também: Prefeitura de Cuiabá disponibiliza R$1,3 mi em edital para projetos culturais; Confira

A Prefeitura de Cuiabá inicia a partir da próxima segunda-feira (20), as oficinas que são gratuitas e abertas ao público. As oficinas ocorrem nos dias 20, 21, 27 e 29 em locais diferentes, sempre às 19h.

A iniciativa visa aprimorar a elaboração dos projetos em diversos segmentos artísticos por parte dos participantes, que ao longo da oficina vão receber orientações teóricas e práticas para que tenham condições de entender e tirar dúvidas sobre como funciona o processo do edital e possam cadastrar projetos culturais sem intermédio de terceiros.

O laboratório será conduzido pelo secretário-adjunto de Cultura, José Paulo Traven. Para participar, os interessados devem comparecer a um dos locais indicados, em apenas um dos dias. Não há restrição de idade.

O secretário municipal de Cultura, Alberto Machado, esclarece que não há problemas quanto à atuação de um intermediador, porém, com esta oficina o participante vai estar apto para melhor investir em seu trabalho.

“Presenciamos, no dia-a-dia, diversas situações em que o artista pretende cadastrar um projeto de exposição, por exemplo, e não sabe como conduzir os procedimentos ou participar do edital. Com isso, o intermediador acaba cobrando por algo que não teria custos se fosse feito expositor”, explicou o secretário.

PROGRAMAÇÃO DAS OFICINAS:

Dia 20 de janeiro (segunda) - Secretaria Municipal de Cultura – Rua Barão de Melgaço, 3677, Centro.

Dia 21 (terça-feira) - Escola André Avelino Ribeiro, Avenida Dep. Osvaldo Cândido Pereira, 365, bairro CPA I.

Dia 27 (segunda-feira) - Central Única das Favelas (CUFA), Avenida Dr. Meirelles, 2845, bairro São João Del Rey.

Dia 29 (quarta-feira) – Museu do Rio, bairro Porto.

EDITAL: O edital de 2014 para apresentação de projetos culturais que pleiteiem incentivos do Fundo Municipal de Apoio e Estímulo à Cultura, já foi publicado pela Prefeitura de Cuiabá e o prazo para inscrições segue até o dia 15 de fevereiro.

Podem ser cadastrados projetos nos segmentos de Cultura Popular, Folclore e Artesanato; Artes Integradas; Literatura; Música; Artes Cênicas; Artes Visuais; Cinema e Vídeo; e Patrimônio -material e imaterial.

Poderão inscrever projetos apenas produtores culturais que estiverem cadastrados no Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais (SNIIC), plataforma desenvolvida pelo Ministério da Cultura (MinC) para monitoramento do Plano Nacional de Cultura (PNC). O cadastro pode ser realizado através do sitehttp://sniic.cultura.gov.br/.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet