Olhar Conceito

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Saúde e Beleza

Ômega-3 retarda envelhecimento do cérebro em até dois anos

Mulheres com níveis mais elevados de ômega-3 têm volume cerebral maior em idades avançadas, o que preserva de um a dois anos a saúde do cérebro, segundo pesquisa publicada na revista “Neurology“, da Academia Americana de Neurologia. A redução do volume do cérebro é um sinal do mal de Alzheimer, bem como do envelhecimento normal do órgão.
Os pesquisadores analisaram os níveis dos ácidos graxos ômega-3 EPA (ácido eicosapentaenoico) e DHA (ácido docosaexanoico) em células vermelhas do sangue de 1.111 mulheres que fizeram parte da Iniciativa Saúde da Mulher Estudo da Memória (WHIMS, na sigla em inglês), do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos. Oito anos após o começo do estudo, as mulheres pesquisadas, com idade média de 78 anos, fizeram ressonância magnética para medir o volume de seu cérebro.
Aquelas que mostraram o dobro do nível de ácidos graxos encontrados na média tinham um volume cerebral 0,7% maior que as demais.
“Estes níveis mais elevados de ácidos graxos podem ser conseguidos através de dieta e uso de suplementos, e os resultados sugerem que o efeito sobre o volume do cérebro é o equivalente a retardar o envelhecimento das células cerebrais de um a dois anos”, disse James V. Pottala, autor do estudo da Universidade de Dakota do Sul, em Minnesota.
As mulheres que tinham níveis mais elevados de ômega-3 também apresentaram volume 2,7% maior no hipocampo do cérebro, considerada a principal área de armazenamento da memória. No mal de Alzheimer, o hipocampo começa a atrofiar, mesmo antes de os sintomas aparecerem.
O ômega-3 é encontrado em abundância em peixes como salmão e sardinha, em sementes como a linhaça, nos ovos, em frutas como açaí e abacate, nas folhas verdes e em frutos secos.

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet