Olhar Conceito

Sexta-feira, 10 de maio de 2024

Notícias | Literatura

educação pública

Projeto Borboletras incentiva crianças a ler e escrever por meio de oficina e lançamento de livro

Foto: Reprodução/Da Assessoria

Projeto Borboletras incentiva crianças a ler e escrever por meio de oficina e lançamento de livro
Com o objetivo de incentivar a leitura entre as crianças e alimentar a vontade de escrever de cada um o projeto cultural “Borboletras” vai oferecer uma oficina de escrita criativa a alunos da escola estadual Alice Fontes, no Coxipó, em Cuiabá.


Leia mais: Professor da UFMT lança livro na 23ª Bienal de São Paulo; Saiba mais

Trinta crianças participarão do projeto, que terá duração de seis meses e vai desenvolver atividades que estimulem a produção literária. A iniciativa foi aprovada no “Edital Mais Cultura nas Escolas”, do Governo Federal.

O primeiro evento do projeto acontece no sábado (23), às 07h. Na ocasião, será lançada a revista ilustrada “Cabelo ruim? Como assim?” da jornalista e escritora Neusa Baptista (que também vai ministrar a oficina), e com ilustração de André Zan. A revista é baseada no livro “Cabelo ruim?” também de Neusa.

Dentre os alunos da escola que tem entre 12 e 14 anos, foram selecionados os que demonstram mais interesse e aptidão para leitura e escrita, para incentivar a formação de leitores e, quem sabe, futuros escritores.

A oficina

O primeiro passo, antes de começar a escrever, será ensinar aos alunos a narrativa oral. Para isso, o ator e escritor Luis Carlos Ribeiro vai ensinar aos estudantes técnicas de contação de histórias.

Outro instrumento de incentivo será o teatro. A atriz Tatyane Silva vai fazer uma esquete teatral baseada no livro “Cabelo ruim?” e também exercícios, brincadeiras e um bate-papo sobre o tema “Como contar histórias utilizando o corpo como ferramenta”.

Outra artista local que vai participar das atividades é Nara Silver, ilustradora responsável pela primeira versão do livro de Neusa Baptista. Nara vai ensinar suas técnicas às crianças, realizar exercícios de desenho e discutir com eles a utilização das ilustrações para contar histórias.

Desdobramentos

De acordo com a Assessoria, além das oficinas, até o final do ano os alunos também participarão de um passeio a um local histórico de Cuiabá.

Durante todo o ano serão produzidos textos, que no final darão origem a uma publicação. As melhores produções também serão impressas em banners e distribuídas em escolas públicas da cidade.

O objetivo maior da oficina é estimular os alunos mais interessados na leitura, e com isso incentivar todos os demais. A escola Alice Fontes foi escolhida porque se percebeu que os alunos têm um baixo índice de interesse nesse tema.

“Cabelo Ruim? Como assim?”

A revista “Cabelo ruim? Como assim?” traz uma releitura do livro “Cabelo ruim?”, lançado pela editora Tantatinta, em 2007, também de autoria de Neusa Baptista.

A reedição tem linguagem dinâmica e cômica, oferecida pela ilustração de André Zan. O estilo histórias em quadrinhos inova e agrada bastante os novos leitores, pelas cores, dinâmica e movimento que proporciona à história.

A obra narra a história de Bia, Tatá e Ritinha, três meninas negras e pobres em busca da identidade e da auto-aceitação, por causa do preconceito que vivenciam por ter o cabelo crespo.

Ao longo da narrativa, as três amigas vão descobrindo formas de aceitar a o cabelo, criando penteados e coragem para mostrar aos colegas que vivemos em um mundo com grandes diferenças e que é preciso aceitar cada indivíduo como ele é.

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet