Olhar Conceito

Domingo, 12 de maio de 2024

Notícias | Artes visuais

em exposição

Obras de modernistas brasileiros fazem parte do acervo do Museu de Arte de MT

Foto: Josi Pettengill/Secom-MT

Obras de modernistas brasileiros fazem parte do acervo do Museu de Arte de MT
Na década de 20 e até mesmo antes, alguns artistas sentiam que a arte no Brasil estava ultrapassada. Queriam criar algo novo que pudesse instigar uma nova cultura e forma de produção. Esta insatisfação culminou na escola chama de “movimento modernista”, algo que influenciou literatura, a arquitetura, design, pintura, escultura, teatro e a música modernas.


Leia mais: Taques garante representantes da Cultura na discussão sobre fim da secretaria mas avisa que “não importa o nome, tem que funcionar”

O maior marca deste movimento é a Semana de Arte Moderna, realizada em São Paulo em 1922. O evento, organizado por um grupo de intelectuais e artistas por ocasião do Centenário da Independência, declara o rompimento com o tradicionalismo cultural associado às correntes literárias e artísticas anteriores: o parnasianismo, o simbolismo e a arte acadêmica.



Para aqueles que tem interesse em conhecer um pouco mais sobre o movimento, o Museu de Arte de Mato Grosso traz até o dia 21 de novembro a exposição “Modernistas Brasileiros”. A mostra contém obras raras de Tarsila do Amaral, Marcelo Grassmann, Maciej Babinski, Clóvis Graciano, Cícero Dias, Antônio Carlos Rodrigues e Aldemir Martins.

De acordo com a Secretaria de Estado de Comunicação, as obras foram confiadas à Secretaria de Estado de Cultura pelo Banco do Brasil em 1995 e, desde então, não há registro de exposição desses exemplares, conta a diretora do museu, Viviene Lozi, o que faz da exposição ainda mais especial.



As peças compõem o acervo do Museu de Arte de Mato Grosso desde 2009, que hoje conta com aproximadamente 300 obras de artistas locais e nacionais. De acordo com Viviene, com um acervo deste porte o Museu possui uma reserva técnica suficiente para realizar diferentes exposições. Além disso, a meta da direção do museu é trazer para Mato Grosso exposições temporárias pelos menos duas vezes ao ano.

Enquanto no piso superior estão as obras dos modernistas, no piso térreo o visitante pode conhecer um pouco mais sobre as obras e os artistas mato-grossenses, além do próprio museu que é uma atração à parte por ter sido a residência oficial dos governadores de Mato Grosso entre as décadas de 40 e 80, explica o secretário de Estado de Cultura, Fabiano Prates. “É um espaço que chama a atenção pela arquitetura e pela história que carrega”.



O Museu de Arte de Mato Grosso não fecha para o almoço, nem nos fins de semana, e conta com monitores para guiar as visitas. Assim é uma oportunidade de lazer e cultura para quem costuma passar pelo centro histórico de Cuiabá ou quer aproveitar o fim de semana para conhecer mais sobre história e arte. Escolas e universidades da Capital ou do interior também são convidadas a agendar visitas. 
      


Exposição “Modernistas Brasileiros” 

Local: Museu de Arte de Mato Grosso (Casa dos Governadores) 

Horário: das 9h às 17 de terça a domingo
Agendamento para grupos: 65-3025-3221
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet