Olhar Conceito

Terça-feira, 14 de maio de 2024

Notícias | Artes visuais

pré-leilão

Exposição no La Provance tem obras de 10 artistas regionais sobre parábolas de Cristo

Foto: Reprodução/Da Assessoria

Obra de Irigaray

Obra de Irigaray

Uma exposição inspirada nas parábolas de Jesus Cristo, que vai terminar em um leilão beneficente e tem participação de dez artistas regionais começa nesta terça (11) no Espaço La Provance. “Os Contos Deixados de Canto” tem visitação gratuita e reúne diferentes estilos em suportes de diversos tamanhos para contar a história de Jesus.


Leia mais: Exposição mostra o cerrado mato-grossense através do olhar de cinco artistas regionais

A iniciativa é da empresária Aline Bortoli Ignácio,que acredita que a arte tem forças para mudar o mundo “O homem se apropria da arte para narrar sua vivência. E se apropria da fé para se inspirar. Desde os primórdios, lá estão elas crochetadas”, pontua Aline.

Os dez artistas que participam da exposição são Lara Matana, Rafael Jonnier, Clóvis Irigaray, Benedito Nunes, Sebastião Silva, Júlio César, Roberto Miranda, Carlos Lopes, José Medeiros, Gabriell Vieira e Adir Sodré. Este último declara: “A arte sabe provocar, grita ao mundo sua intenção, impossível ignorá-la”.

Para formar a mostra, cada artista utilizou uma parábola como base. Adir se apropriou da Oferta da viúva, uma história que traz à tona a verdadeira doação. Ele comenta que por todo o mundo verdadeiras obras de arte ganharam a história nas igrejas, nos museus, nos roteiros religiosos, nas ruas, na materialidade e na imaterialidade. “Provocaram reflexão, comprometimento”, destaca o artista.

Já Lara Matana apresenta uma obra inspirada na parábola da Semeadura. Ao utilizar materiais orgânicos, como a madeira, cria intuitivamente um percurso pela força do nazareno, que cresceu carpinteiro. Clovis Irigaray ilustrou a parábola do Bom Pastor.

Júlio César pintou o Rico Insensato, exibindo uma de suas marcas mais características: o pontilhado. As frutas, que o inspiram, estão retratadas como observadoras do conto. Os elementos regionais também estão presentes na tela do artista Sebastião Silva, cuja parábola foi o Bom Samaritano: violas de cocho, o tecido chita e o ganzá emolduram o coração dos bons sentimentos.

Carlos Lopes trouxe luminosidade para a parábola Luz do Mundo, enquanto Benedito Nunes pincelou o Grão de Mostarda. Com estilo realista e toques de impressionismo, Carlos Miranda se inspirou no trecho bíblico dos Trabalhadores da Vinha, delineando cada expressão com muita precisão.

A mostra também abre espaço para novos talentos como Rafael Jonnier, cuja influência do Pop Art lhe confere um colorido ímpar em suas criações. Neste projeto, narra por meio da sua arte a parábola Filho Pródigo.

Por meio da fotografia, José Medeiros usou duas peças para ilustrar o Joio e Trigo. Já o jovem Gabriel Vieira traz a parábola Talentos para sua peça, num conceito ousado e livre.

De acordo com a Assessoria, a exposição segue até dia 16 de novembro, e no dia 17 de novembro os quadros serão leiloados no Espaço La Provence, com renda destinada para projetos realizados em bairros periféricos de Cuiabá e Várzea Grande. No dia do leilão beneficente o cardápio terá apoio do restaurante Brie Restô.

Serviço

“Os Contos Deixados de Canto”
11 a 16 de novembro
Das 09h às 20h – seg a Sab
Espaço La Provence - Av. Presidente Marques, 35 – Goiabeiras
Tel: (065) 3624-0064
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet