Olhar Conceito

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Turismo

FESTA DE SANTO ANTÔNIO

A maior festa de Mato Grosso tem 14 dias e começa dia 31 de maio

A Festa de Santo Antônio com 14 dias de duração é a maior de Mato Grosso. Ela terá início dia 31 de Maio relembrando pratos típicos do cerrado brasileiro e reunindo no mesmo espaço pioneiros e jovens. Esse ano atração será a noite sertaneja com duplas regionais.

Foto: Olhar Direto

A festa será aberta com a cavalgada dia 31/05

A festa será aberta com a cavalgada dia 31/05

Com quatorze dias de duração, de 31/05 a 13/06, a Festa de Santo Antônio, padroeiro de Barra do Garças, no leste de Mato Grosso, é uma das festas mais longas do estado e com direito ao resgate histórico desde comidas típicas, danças e simpatias do santa casamenteiro. Tudo teve início ainda quando Barra era povoado em 1924. 

Barra define quatro shows nacionais da Expoleste 2013

Conta os pioneiros, que um dos fundadores do povoado de Barra, Antônio Cristino Cortes era devoto de Santo Antônio e passou a realizar novenas em favor do santo quando alcançou uma graça e depois que o município de Barra foi efetivado em 1948, para ser preciso em 1951 aconteceu à primeira festa de Santo Antônio.

A tradição é mantida até hoje pela igreja católica com apoio da prefeitura e da comunidade. Esse ano, a festa pretende reunir pratos típicos da região em noites dedicadas a culinária regional como também aos artistas e entidades filantrópicas.

No dia 31/05 a festa será aberta com a missa de trezena e a instalação do pau de sebo. Uma das tradições da festa é lembrar as simpatias para o santo casamenteiro. A prova de subir no pau de sebo e conseguir um pretendente para casar. A caixa de pedidos para Santo Antônio. Só vale, diz o padre Inácio, é colocar a estátua do santo de cabeça prá baixo.

Ainda na primeira noite terá apresentações do coral Barratradição; grupo Desperta Jovem; Daniel da Guitarra; Eudes e Candinho; Vilmar Fotografo; Lindomar Show; Grupo Abraço e Zé Marcos e Vinicius.

Toda noite terá uma temática diferente. Dia 31/05 – a noite do caldo; dia 01/06: noite da pizza; dia 02/06 – noite do milho; dia 03/06 – noite da Terceira Idade; dia 04/06 – noite do pastel; dia 05/06 – noite das entidades filantrópicas; dia 06/06 noite das crianças; dia 07/06: noite sertaneja com destaque para as duplas regionais de Mário e Thizil; Rone e Cesar; Sandro Viola e Valdir; e o Trio Tanakara; de 8 a 12/06 – leilões, prendas e shows.

“Esse ano vai bombar a festa de Santo Antônio”, faz o prognóstico animado padre Inácio Enaureu, um dos organizadores que se tornou popular por estar à frente da festa do padroeiro. Esse evento faz parte do calendário turístico de Barra que ainda terá de 29/05 a 02/06, o Motorcycle e depois a temporada de praia nos rios Garças e Araguaia até o mês de julho.

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet