Olhar Conceito

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Saúde e Beleza

Segunda edição

Marcha Rosa reivindica melhores condições para diagnóstico e tratamento de câncer de mama

Foto: Reprodução/ MTmamma

Marcha Rosa reivindica melhores condições para diagnóstico e tratamento de câncer de mama
A Mtmamma, principal associação de apoio de pessoas em tratamento e pós-tratamento do câncer de mama de Mato Grosso, realiza a 2ª Marcha Rosa no início do próximo mês. A caminhada está marcada para o dia 7 de março, de forma a reivindicar mais qualidade das políticas públicas em relação ao diagnóstico e tratamento ao câncer de mama.

Leia mais:
Especialista do sono explica como aproveitar o carnaval sem prejudicar a saúde

A assessoria da associação também informa que a Marcha Rosa é realizada em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, e aos seis anos de atuação da entidade no Estado.

Para alertar a sociedade sobre as principais demandas de quem precisa se submeter ao tratamento do câncer de mama pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a MTmamma tem como base as dificuldades enfrentadas pelas mais de 100 assistidas. Estas pessoas têm a neoplasia e recebem apoio da entidade e informações dos órgãos responsáveis pelo atendimento no Estado para embasar a pauta de reivindicação. Nesta fase de organização, a MTmamma já solicitou os dados oficiais relacionados ao atendimento e às redes pública e conveniada do Estado.

Entre inúmeras deficiências já constatadas, a associação aponta como mais relevantes as que impactam diretamente no diagnóstico precoce da doença, o ponto crucial para garantir a sobrevivência em mais de 90% dos casos. São elas:

- Mais agilidade no agendamento de consultas;
- Mais médicos e pessoal capacitado nas Redes Pública e Conveniada de Saúde;
- Acesso aos exames e tratamentos especializados (mamografia, radioterapia);
- Rapidez na divulgação de resultados;
- Mais instituições públicas e conveniadas envolvidas no tratamento em Mato Grosso.

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Brasil, a estimativa para 2024/2015 é de que sejam registrados 57.120 novos casos de câncer de mama no país; 56,09 a cada 100 mil mulheres detectadas com a doença. A neoplasia que mais atinge o sexo feminino em todo mundo. Só em Mato Grosso, de acordo com o Inca, a doença irá atingir 610 mulheres, sendo 470 delas de Cuiabá.

Trajeto 2015

De acordo com a assessoria, na I Marcha Rosa, em 2014, cerca de 500 pessoas reforçaram o alerta da MTmamma. A marcha saiu da Praça Alencastro pela Getúlio Vargas e seguiu até a Praça Santos Dumont.

Este ano, para ampliar ainda mais o movimento e chamar a atenção de um número maior de pessoas, a caminhada com pessoas vestidas de rosa e branco, vai ter início com a concentração na Praça Santos Dumont e seguir pela rua São Sebastião e avenida Isaac Póvoas, até a Praça Ipiranga, na avenida da Prainha.

Seis anos de MTmamma

Criada oficialmente, em 3 de março de 2009, a MTmamma sobrevive com a contribuição de associados, doadores e da parceria com a sociedade civil para levar informação, carinho e assistência às pessoas em tratamento e pós-tratamento do câncer de mama, chamadas de “assistidas”. O trabalho é feito por voluntários, associados ou não à entidade. Atualmente, a MTmamma tem 105 assistidas e cerca de 142 voluntários.

Na sede da associação, no Jardim Petrópolis, em Cuiabá, a entidade promove bate-papos com oficinas temáticas, reuniões mensais do grupo de psicoterapia, oficinas de artesanato, confecção de chaveiros em forma de coração, pintura em tecido, customização de camisetas, sessões de reiki, ioga, pilates, meditação e autoestima, hidroginástica, dança do ventre e ensaios do coral.

A entidade oferece também apoio jurídico sobre os direitos da pessoa com câncer realizado por profissionais da área. Desde 2010, a MTmamma tem dado maior visibilidade à causa com a realização, em Mato Grosso, da Campanha Outubro Rosa, um alerta sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, medida que pode ampliar as chances de cura da doença.

Serviço

2ª Marcha Rosa em defesa dos direitos da mulher pela saúde das mamas
Data: 7 de março, sábado
Horário: Concentração às 7h30
Local: Praça Santos Dumont (Avenida Getúlio Vargas)
Percurso: Avenida São Sebastião, Isaac Póvoas até a Praça Ipiranga (Avenida Prainha)
Vestimenta: Camiseta rosa ou branca
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet