Olhar Conceito

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Saúde e Beleza

ajude!

Doações de cabelo ajudam na produção de peruca para pacientes com câncer de mama

Foto: AFP Photo/Leo Ramirez

Doações de cabelo ajudam na produção de peruca para pacientes com câncer de mama
Além de todas as dores, medos e frustrações as pessoas que estão com câncer tem que, muitas vezes, lidar com a baixa autoestima devido à queda de cabelo decorrente dos tratamentos de quimioterapia. Pensando nisso e em melhorar a qualidade de vida desses pacientes, o MT Mamma possui uma campanha de empréstimo de perucas para os associados da instituição.

Leia mais:
Marcha Rosa reivindica melhores condições para diagnóstico e tratamento de câncer de mama
Confira a programação completa do Outubro Rosa na luta contra o câncer de mama

Para manter este projeto, no entanto, eles trabalham com doações de cabelos. “Nós recebemos os cabelos já cortados, e com no mínimo 10cm de comprimento”, explica a responsável Elisa Carla da Silva.

As mechas recebidas são organizadas por uma parceira da instituição e – muitas vezes – colocada junto a outras doadas por outras pessoas. Desta forma, a profissional pode tingir, fazer mechas, luzes e outros truques para a peruca ficar toda de uma cor só. “Nossa parceira faz o trabalho a preço de custo e nós colocamos a peruca em um banco de perucas que nós temos”, conta Elisa. O acervo também possui lenços, chapéus e perucas sintéticas.



Atualmente, o MT Mamma possui cerca de 50 perucas guardadas. As pacientes que são cadastradas e participam das outras atividades podem ficar com elas por três meses, e depois tem que renovar o empréstimo: “Elas vão renovando por seis meses, um ano... O tempo que demorar a crescer o cabelo. A única exigência é que ele seja devolvido no mesmo estado em que foi emprestado”, explica a responsável.

Por mês, a instituição recebe cerca de 15 mechas de 60 mechas de cabelo. Como muitas são combinadas, o número de perucas resultantes é bem menor que isso. “O mês que mais recebemos cabelos foi em outubro, por causa da divulgação do Outubro Rosa”, explica Elisa. Quem quiser doar precisa ir até a sede do MT Mamma com o cabelo já cortado, em horário comercial.

É importante lembrar que a Instituição é dedicada exclusivamente a mulheres com câncer de mama, e apenas pacientes cadastradas e ativas na Instituição podem pegar as perucas.

Marcha Rosa

No mês de março o MT Mamma vai realizar uma marcha em comemoração ao Dia Internacional da Mulher e em reivindicação por melhores condições de diagnóstico e tratamento do câncer de mama pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A marcha acontece dia 7 de março, com início às 7h30 na Praça Santos Dummond.

Serviço

Doação de cabelos
Requisitos: Mínimo 10cm
Entregar em: Rua Amâncio Pedroso de Jesus Neto, n°11, Quadra 13 – Jd Petrópolis
Horário: Segunda a Sexta 8h-12h; 13h-17h / Sábado 8h-12h
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet