Olhar Conceito

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Política Cultural

País de Transformação

Independência do Brasil é comemorada com Semana da Pátria; atividades começam nesta terça-feira

Foto: Josi Pettengill/Secom-MT

Independência do Brasil é comemorada com Semana da Pátria; atividades começam nesta terça-feira
O feriado de Independência do Brasil é só no dia 07 de setembro, mas as comemorações começarão antes. A partir desta terça-feira (01) já se iniciam as atividades de uma programação especial, com desfile, concertos musicais e apresentações culturais, além de campanhas solidárias.

Leia mais:
Prazo para inscrição no Prêmio Mato Grosso de Literatura é prorrogado
Homenagem a Cartola acontece nesta sexta-feira na Academia Mato-Grossense de Letras

Com o tema “Todos juntos por um país em transformação”, a Semana da Pátria terá visitas aos quartéis, doação de sangue, apresentações culturais nos bairros da capital, concerto musical e o grande desfile cívico-militar que, neste ano, acontecerá às 07h, na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, em frente a Praça das Bandeiras, em Cuiabá. Já a solenidade de abertura será às 7h30 na terça-feira (01), na praça Santos Dumont, em Cuiabá.

A novidade deste ano será o concerto musical que reunirá, no mesmo palco, as bandas da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar e Exército Brasileiro, além do coral da Polícia Judiciária Civil.

Para animar o público, os músicos apresentarão os clássicos locais, nacionais e internacionais como “Chega de Saudades, de Tom Jobim, Against all odds, de Phil Collins, e cantos cuiabanos. O evento será no Teatro Zulmira Canavarros, às 20h do sábado (05). Os ingressos para o concerto poderão ser retirados na Secretaria de Segurança Pública e são limitados.

“Vamos levar para participar do evento jovens atendidos pelos projetos sociais Rede Cidadã e das Bases Comunitárias de Segurança Pública e de outros projetos sociais voltados para a área musical, com o objetivo de despertar ainda mais o interesse pela música desses jovens. Além dos servidores públicos do estado”, disse o coordenador do evento, secretário adjunto de Ações Integradas da Sesp, coronel PM Joelson Sampaio.

Outra atração da Semana da Pátria 2015 é a campanha de doação de sangue “Doe sangue pela pátria”, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES) e o MT - Hemocentro. Os interessados poderão doar, em horário comercial, no MT- Hemocentro, localizado na rua 13 de junho, em Cuiabá, e na unidade de coleta e transfusão do Pronto Socorro Municipal de Cuiabá, na rua General Vale.

“Queremos despertar nos cidadãos o interesse em doar sangue e deixar os nossos bancos sempre em condições para atender um chamado”, completou o coordenador do evento.

Na programação está ainda, a tradicional visita dos estudantes aos quartéis militares para conhecer a estrutura, equipamentos e o trabalho realizado pelos profissionais da Defesa e da Segurança Pública. Este ano, os estudantes poderão conhecer um pouco mais do 9º Batalhão de Engenharia Construída do Exército Brasileiro, Marinha do Brasil, Corpo de Bombeiros, Regimento de Policiamento Montado da Polícia Militar, entre outras instituições.

A programação deste ano está mais próxima da comunidade. Os bairros CPA 2, Parque Cuiabá e Pedra 90 receberão a banda de música da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar e Exército Brasileiro e o grupo cultural Flor Ribeirinha para uma apresentação cultural especial aos moradores, além dos grupos culturais dos bairros.

“No ano passado, as apresentações musicais se concentraram nos shoppings da Capital. E, este ano, resolvemos levar os músicos para os bairros para que toda a população possa prestigiar. Pensamos na inclusão social de pessoas mais carentes nos eventos, tentando alcançar esse público que não teria condições de participar. Com reforço do grupo Flor Ribeirinha, que é parceiro nas apresentações”, disse Sampaio.

Definida por uma comissão das instituições que irão participar, a programação da Semana da Pátria, segundo a comissão, objetiva transmitir uma mensagem de patriotismo, civismo e amor ao país, cultivando os valores éticos.

Para o grande desfile de 07 de setembro, instituições militares e estudantes das escolas estaduais e municipais formarão o grande pelotão que passarão pela avenida. Viaturas e bandas de fanfarras formadas por estudantes das escolas participantes também animarão o público, além do tradicional desfile dos militares.

Confira a programação completa da Semana da Pátria 2015:

Data: 01/09/2015
Abertura Oficial da Semana da Pátria
Local: Praça Santos Dumont
Horário: 7h30

Apresentação da Banda Musical da Polícia Militar e Grupo Flor Ribeirinha
Data: 02/09/2015
Horário: 19h
Local: Praça Cultural do Bairro CPA 2

Apresentação da Banda Musical do Exército Brasileiro e Grupo Flor Ribeirinha
Data: 03/09/2015
Horário: 19h
Local: Praça Cultural do Bairro Pedra 90

Apresentação da Banda Musical do Corpo de Bombeiros e Grupo Flor Ribeirinha
Data: 04/09/2015
Horário: 19h
Local: Praça Cultural do Bairro Parque Cuiabá

Doe Sangue pela Pátria
Data: 01/09 a 06/09
Horário: 7h30 às 17h30 (segunda a sexta-feira)
Endereço: MT- Hemocentro, banco de sangue público, rua 13 de junho, nº 1.055, bairro Porto.
Fone: 3623-0044
Horário: 7h às 18h (segunda a sábado, inclusive feriados)
Endereço: Unidade de coleta e transfusão do Pronto Socorro Municipal de Cuiabá, Rua General Vale, 182 Bairro Bandeirantes.
Fone: 3324-1062

Palestras da Polícia Militar

Data: 01/09 a 03/09
Local: Escolas da Rede Pública de Cuiabá

Visita das Escolas aos Quartéis Militares
Data: 02/09
Período: Matutino e Vespertino
Local: Exército Brasileiro (9º Bec), Marinha, Corpo de Bombeiros e Policia Militar (Cavalaria)

Visita das Escolas as Instituições Policiais
Data: 03/09
Período: Matutino e Vespertino
Local: CIOPAER, POLITEC, Centro de Comando e Controle-SESP e Detran.

Visita das Escolas aos Quartéis Militares e Instituições Policiais
Data: 04/09
Período: Matutino e Vespertino
Local: Exército Brasileiro (44º Bl Mtz), Polícia Judiciária Civil (GOE), Corpo de Bombeiros e Polícia Militar (1º Batalhão).

Visita do Projeto Cara Limpa Contra as Drogas, da Policia Judiciaria Civil, nas escolas
Data: 03/09
Período: Matutino
Local: Emeb- Escola Municipal de Educação Básica Doutor Orlando Nigro.

Visita do Projeto Cara limpa Contra as Drogas, da Policia Judiciaria Civil, nas escolas
Data: 03/09
Período: Vespertino
Local: Escola Estadual Tancredo de Almeida Neves

Solenidade Alusiva ao Aniversário da Policia Militar em comemoração aos 295 anos.
Data: 04/09
Horário: 8h
Local: Quartel do Comando Geral

Concerto Musical com a presença das bandas da Policia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Exército Brasileiro e Coral da Policia Judiciaria Civil.
Data: 05/09
Horário: 20h
Local: Assembleia Legislativa - Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros
Entrada Gratuita através de convites

Desfile Cívico Militar
Data: 07/09
Horário: 7h
Local: Avenida do CPA- Em frente à Praça das Bandeiras
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet