Olhar Conceito

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Saúde e Beleza

Seja um doador!

Rondonópolis inicia campanha para aumentar cadastro de doadores de medula óssea

Foto: Reprodução/Ilustração

Rondonópolis inicia campanha para aumentar cadastro de doadores de medula óssea
A Secretaria Municipal de Saúde de Rondonópolis inicia neste mês de outubro, uma campanha para aumentar o número de cadastros de doadores de medula. O lançamento acontecerá no dia 1º, às 8h, no Auditório de Especialidades e Apoio Diagnóstico Albert Sabin – Ceadas.

Leia mais:
Outubro Rosa traz programação nas unidades de saúde e busca conscientizar sobre o câncer
Feira de Adoção acontece no Pantanal Shopping com animais de organização de proteção

O período da Campanha de Cadastro de Medula Óssea será nos dias 7 e 8 de outubro, onde os possíveis doadores farão o preenchimento de uma ficha de cadastro e doarão também uma amostra de sangue, não havendo nenhum outro tipo de intervenção médica durante este primeiro procedimento do possível doador.

“Se o doador se mostrar compatível com algum paciente que necessite de transplante, ele poderá realizar a doação de medula óssea e salvar uma vida, mas isso somente após análise laboratorial, que não é realizada durante a campanha. Nossa campanha é pelo cadastramento”, esclarece a secretária de saúde municipal, Marildes Ferreira.

A Campanha de Cadastro de Medula Óssea é uma parceria da Secretaria de Saúde com o MT Hemocentro, Banco de Sangue credenciado pelo Governo Federal, em Cuiabá. Organizadores visam atingir com a campanha 10 mil doadores em potencial.

Nos dias de campanha, haverá grupos fazendo pit-stop e abordagem realizada de porta em porta e para que a campanha funcione, a secretária Marildes, refouçou a importância das instituições parceiras, como UFMT e Unic, na divulgação do evento e das equipes de técnicos de enfermagem na conscientização da importância de salvar vidas por meio da doação de medula óssea.

Para realizar o cadastro e fazer parte da lista de possíveis doadores, é necessário ter entre 18 e 55 anos, estar em bom estado geral de saúde, não possuir doença infecciosa transmitida pelo sangue, comparecer ao Ceadas com documento pessoal com foto, preencher a ficha cadastral e realizar a doação de apenas 5ml de sangue. Após a doação, a ficha cadastral e a amostra serão encaminhadas para o MT Hemocentro.

Para mais informações sobre a campanha, acompanhe nas redes sociais o grupo ‘Compartilhe Medula Óssea’, que colabora com a Secretaria e o Hemocentro na organização do evento. No Facebook e Twitter, use a hashtag#CompartilheMedulaOssea. No Instagram, siga a conta @compartilhemedulaossea.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet