Olhar Conceito

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Saúde e Beleza

veja fotos

'Abraço Rosa' inicia mês de prevenção ao câncer e leva mais de mil à prefeitura de Várzea Grande

Foto: Reprodução / SECOM VG

'Abraço Rosa' inicia mês de prevenção ao câncer e leva mais de mil à prefeitura de Várzea Grande
Mais de mil pessoas participaram do evento oficial que abriu o outubro rosa em Várzea Grande no final da tarde de ontem, quarta (30). O ‘Abraço Rosa’ contou com a participação da prefeita Lucimar Sacre de Campos, a esposa do vice-governador Claudineia Fávaro, secretários municipais, vereadores, servidores e população em geral.

Leia mais:
Abertura do Outubro Rosa em Várzea Grande será nesta quarta e Prefeitura ficará rosa
Outubro Rosa traz programação nas unidades de saúde e busca conscientizar sobre o câncer

A sede da prefeitura ficou cor de rosa e o evento simbolizou a união em prol do enfrentamento ao Câncer de Mama: “O Paço Municipal tem muitas histórias e marca agora na história de luta em salvar vidas e na proteção da Saúde da Mulher. Tenho a Saúde Pública como prioridade da minha gestão. Essa ação em parceria com a Saúde Pública Municipal trará um futuro com êxito na cura do câncer de mama. Esse abraço ficará na mente e no coração de todos que abraçam hoje essa importante causa”, disse a prefeita.

Durante a abertura da campanha aconteceram também apresentações com o Grupo Teatral Anjos da Enfermagem, Coral Canto e Encanto da Escola Municipal Salvelina Ferreira, além da Orquestra Jovem Jaiminho da Fundação Jaiminho.

O Câncer de Mama representa hoje 25% dos novos casos de todos os tipos de câncer registrados no Brasil, com cerca de 1,9 milhão de pessoas atingidas pela doença a cada ano. Segundo a médica mastologista Cristiane Barros, que também estava no evento, “A mulher precisa conhecer o seu corpo para detectar sinais e sintomas estranhos. O Programa Saúde da Família tem políticas públicas no atendimento à mulher tanto na área da prevenção quanto do tratamento. É importante sempre ir ao médico da família uma vez ao ano para fazer os exames preventivos”.

Maria Aparecida Ribeiro foi uma das vítimas da doença, que também atingiu e matou sua irmã. Ela marcou presença no lançamento dando seu testemunho: “Tive o câncer. Enfrentei com dignidade e confiança, e acima de tudo na equipe médica do SUS que me ajudou a conhecer a doença e me deu forças para iniciar o tratamento que é penoso, árduo e necessita de resistência física e emocional. Eu acreditei na cura e hoje estou curada. Faço um alerta a todas as mulheres a fazerem o auto-exame para não descobrir de forma tardia o câncer. O câncer tem cura se diagnosticado de forma precoce”.

No mês de Outubro todas as Unidades de Saúde estarão desenvolvendo atividades voltadas para a Saúde da Mulher para a prevenção ao Câncer de Mama, com exames preventivos e mamografias. “Essa abertura é importante para que possamos alertar as mulheres sobre a importância do auto-exame. Essa Administração está trabalhando para investir na Atenção Primária, Secundária e Terciária para que possamos oferecer aos cidadãos uma saúde eficiente e de qualidade. Temos como projeto para a Saúde de Várzea Grande transformar as Policlínicas em Unidades de Atendimento 24 horas, onde o cidadão poderá ser atendido de forma humanizada e com a atenção que merece”, disse o vice-prefeito Arilson Arruda.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet