Olhar Conceito

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Saúde e Beleza

cadastre-se!

Sorocaba chama a população para doar medula óssea; Campanha continua nesta quinta

Foto: Reprodução / Ilustração

Sorocaba chama a população para doar medula óssea; Campanha continua nesta quinta
Quem se interessa em salvar novas vidas e deixar à disposição suas células da medula óssea para quem sofre de câncer e outras doenças pode se cadastrar nesta quarta (7) e quinta-feira (8) no Auditório do Centro de Especialidades e Apoio Diagnóstico Albert Sabin, durnate a campanha para aumentar as doações. Além desta campanha, no entanto, as pessoas podem se cadastrar em qualquer Hemocentro de sua cidade.

Leia mais:
Rondonópolis inicia campanha para aumentar cadastro de doadores de medula óssea
Primeiro transplante de medula óssea de Mato Grosso deve ocorrer em 2015

A campanha realizada em Rondonópolis foi feita por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Hemocentro de Cuiabá, e a coleta de sangue é realizada das 7h às 21h nestes dois dias no auditório. Na ocasião, são recolhidos 5ml de sangue para cadastrar os possíveis doadores.

Até o momento, diversas pessoas já participaram da campanha. Segundo a Assessoria, Edimara Tereza Xavier, estudante de direito e que trabalha na Secretaria de educação, disse que a sensação de ajudar foi emocionante: “No momento da coleta fiz pensamento positivo para que alguma pessoa possa ser compatível com o meu sangue. Eu tento me colocar no lugar de alguém que esteja precisando e quero encorajar as pessoas a virem até aqui, não tem fila, não dói, é rápido, mas o principal é que podemos estar salvando uma vida”.

Já Adriana Cristina de Souza Rodrigues, advogada e professora da Unic, trabalha como voluntária na campanha e conta que há dois anos fez seu cadastro, e há vinte dias recebeu a notícia de que uma pessoa era compatível:

“É uma emoção indescritível você receber uma ligação e ouvir que você tem a oportunidade de salvar alguém, foi a mesma sensação que tive quando descobri que estava grávida. Após a ótima notícia que recebi do Inca, já no outro dia o Hemocentro de Cuiabá me ligou e agendou uma nova coleta para realizarmos novos exames e analisar se minha saúde não teve nenhuma alteração. Ocorrendo tudo bem já no próximo mês eu posso fazer o transplante de medula”, disse.

Para realizar o cadastro e fazer parte da lista de possíveis doadores, é necessário ter entre 18 e 55 anos, estar em bom estado geral de saúde, não possuir doença infecciosa transmitida pelo sangue, comparecer ao Ceadas com documento pessoal com foto, preencher a ficha cadastral e realizar a doação de apenas 5ml de sangue. Após a doação, a ficha cadastral e a amostra serão encaminhadas para o MT Hemocentro.

Para mais informações sobre a campanha, acompanhe nas redes sociais o grupo ‘Compartilhe Medula Óssea’, que colabora com a Secretaria e o Hemocentro na organização do evento. No Facebook e Twitter, use a hashtag#CompartilheMedulaOssea. No Instagram, siga a conta @compartilhemedulaossea.

Participação


O cantor Fernando, da dupla Fernando e Sorocaba, pediu ajuda para a campanha e se juntou a outras celebridades como Leonardo, e políticos como Tiririca. Assista:



Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet