Olhar Conceito

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Saúde e Beleza

pela mulher

AL reedita pelo sexto ano parceria com MT Mamma no combate ao câncer

Foto: Marcos Lopes/AL MT

AL reedita pelo sexto ano parceria com MT Mamma no combate ao câncer
Iluminada de rosa, a Assembleia Legislativa quer lembrar a todas as mulheres dos perigos do câncer de mama, o segundo mais incidente no país. Assim começa a sexta campanha de combate ao câncer de mama da Casa de Leis, representada pela Sala da Mulher, em parceria com o MTmamma.

Leia mais:
Exposição fotográfica e palestra sobre pessoas que enfrentaram o Câncer de Mama chegam a Cuiabá

O acender das luzes ocorreu na quarta-feira (7), em um evento realizado no saguão da Assembleia Legislativa, com intuito de alertar as quase 300 servidoras da casa. Outras atividades ocorrerão no decorrer do mês, a começar por uma palestra nesta quinta (9). No dia 12, será realizada a caminhada “Amigos do Peito”, a partir das 7h, no Parque Mãe Bonifácia.

Outra ação voltada principalmente para as mulheres da Casa de Leis é a tarde da beleza promovido pelo parlamento estadual, voltado às servidoras da Casa, acontece no dia 29 de outubro, das 13h às 16h, no auditório Licínio Monteiro. O intuito é incentivar o autoexame e a mamografia, as principais formas de um diagnóstico precoce da doença.

"Câncer de mama tem cura, mas o diagnóstico tem que ser precoce. Queremos incentivar a apalpação, lembrar as mulheres, e até a pequena parcela de homens que também é acometida por essa doença, a se autoexaminar. E o rosa, que ilumina a Assembleia, já se tornou a identidade visual da campanha", afirmou Maria Teresa Maluf, médica, e presidente da Sala da Mulher.

A presidente do MTmamma, Veralice Valéria, também ressaltou a importância do autoexame como método de prevenção. De acordo com ela, essa é a forma mais eficaz de se diagnosticar o câncer no estágio inicial - ou quando ainda se trata de um nódulo com a possibilidade de se tornar um câncer.

"Neste ano já foram registrados 640 casos de câncer de mama em Mato Grosso e isso é devido ao diagnóstico tardio. Precisamos mudar essa realidade", ressaltou Veralice. Por isso, ela destaca a importância da iluminação dos prédios, como forma de lembrar as mulheres do autoexame.

O presidente da Assembleia Legislativa e esposo de Maria Teresa, Guilherme Maluf (PSDB), que é médico, também esteve presente no evento. "Essa é uma parceria muito importante, na luta contra o câncer e pelo bem-estar da mulher".

Para encerrar as atividades em alusão ao “Outubro Rosa”, serão realizadas duas palestras também na tarde do dia 29. “Reeducando seu cérebro – Psicologia Positiva”, com a facilitadora Carine Silva e “Seguro Vida Mulher”, com a equipe do Sicoob Servidor.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet