Olhar Conceito

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Saúde e Beleza

doe vida

Campanha de cadastramento para doar medula óssea chega a Cuiabá na próxima semana

Foto: Reprodução

Campanha de cadastramento para doar medula óssea chega a Cuiabá na próxima semana
Depois da campanha bem sucedida em Rondonópolis, onde mais de sete mil pessoas se cadastraram como possíveis doadores de medula óssea, uma nova campanha será realizada, desta vez em Cuiabá, da próxima terça-feira (13) até dia 23 de outubro.

Leia mais:
Sorocaba chama a população para doar medula óssea; Campanha continua nesta quinta
Rondonópolis inicia campanha para aumentar cadastro de doadores de medula óssea

A iniciativa é do Instituto Maria Stella, dos estudantes de medicina da UNIC, da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) e do Hemocentro de Cuiabá e busca credenciar o maior número possível de doadores no cadastro “Redome”, diminuir a espera e facilitar que os doentes encontrem doadores compatíveis.

Segundo a OSCIP, a chance de encontrar um doador de medula óssea compatível é de uma em cem mil. Durante a campanha, para se credenciar é preciso apenas comparecer ao Hemocentro levando um documento pessoal com foto. Os requisitos necessários são os mesmos para doadores de sangue: ter entre 18 e 55 anos, apresentar bom estado geral de saúde e não possuir doença infecciosa transmitida pelo sangue.

O cadastro é realizado pelos alunos da UNIC depois que os funcionários do Hemocentro colhem amostras de sangue de no máximo 5ml.

Segundo a presidente do Instituto Maria Stella, Margareth Buzetti, quanto maior o número de pessoas cadastradas, maior a chance de encontrar um compatível. “O transplante de medula óssea é a única esperança de vida para muitas pessoas”, explica.

A doação


Quando um paciente não tem um parente doador (pais, irmãos ou outro familiar próximo), ele entra na fila para encontrar um indivíduo compatível entre grupos semelhantes. Como o processo é todo informatizado, o interessado vai até o Hemocentro e preenche uma ficha com suas informações. Ali, também é realizado um exame de Histocompatibilidade (HLA).

Os dados ficam cadastrados no Redome, e os compatíveis podem se encontrar. Se isso acontece, o doador é convocado, realiza mais alguns testes confirmatórios e uma avaliação clínica.

A retirada das células para a doação é feita no hospital habilitado mais próximo da residência do doador. Assim que retiradas, elas são transportadas até o centro onde será feito o transplante.

A medula óssea é um tecido gelatinoso, que preenche a cavidade interna de vários ossos e fabrica hemácias, leucócitos e plaquetas, as células sanguíneas. Seu transplante é uma das formas de tratamento para várias doenças como leucemia, linfomas, mielomas múltiplos, tumores na medula e as aplasias medulares.

Segundo o REDOME, o Brasil é o terceiro maior banco de dados do gênero no mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos (quase 7 milhões de doadores) e da Alemanha (quase 5 milhões de doadores).

Serviço

Campanha de cadastro para doação de medula óssea
De 13 a 23 de outubro de 2015
Horário: das 7 às 17h (sem intervalo para almoço)
Local: Hemocentro de Cuiabá
Rua 13 de Junho, 1055.
Mais informações: (65) 3321.9623
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet