Olhar Conceito

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Saúde e Beleza

em Cuiabá

Corrida busca alertar contra o câncer de boca, doença que mata 50% dos que atinge

Foto: Marcos Negrini / Secom MT

Corrida busca alertar contra o câncer de boca, doença que mata 50% dos que atinge
Uma corrida que busca alertar a população sobre a importância da prevenção e combate ao câncer de boca acontece em Cuiabá no próximo dia 25 de outubro (domingo), mesmo dia em que é comemorado o dia do cirurgião dentista, o Dia Nacional da Saúde Bucal e o Dia Estadual de Combate ao Câncer Bucal (Lei 8374/2005), que este ano comemora 10 anos da sua criação.

Leia mais:
Depois de enfrentar o câncer de mama duas vezes, jornalista de Cuiabá buscou sair da rotina para fugir da tristeza
Com tratamentos custando até R$18 mil, mulheres com dificuldade para engravidar criam grupo e buscam ajuda do governo

Esta será a terceira edição da Corrida de Combate ao Câncer de Boca e a primeira edição da Corrida dos Cirurgiões Dentistas. Com a proposta de reunir mil corredores, dentre profissionais e amadores, a corrida também busca chamar a atenção das autoridades para este problema de saúde pública.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer, só em Mato Grosso, haverá 120 novos casos de câncer de boca em homens e 40 novos casos em mulheres, só em 2015, segundo a estimativa. No Brasil, são 11280 casos em homens e 4010 caso em mulheres. A doença mata mais de 4 mil pessoas por ano, e o nosso país tem a 3ª maior incidência mundial, ficando atrás apenas da Índia e da antiga Tchecoslováquia

Por ser uma doença genética complexa multifatorial, os fatores externos também influenciam, como o uso de tabaco, álcool e a dieta não-balanceada. A taxa de mortalidade da doença gira em torno de 50%.

A prevenção é importante, porque muitas vezes o paciente é diagnosticado tardiamente. O câncer de boca, em fases iniciais, não apresenta sintomas, ou seja, ele não dói. Aparece geralmente como uma ferida, caroço ou mancha em qualquer região da boca, que quando diagnosticado em fase inicial, tem cura.

A III Corrida de Combate ao Câncer de Boca e a I Corrida dos Cirurgiões Dentistas está prevista para as 7h, com largada na Praça das Bandeiras. O percurso será no Centro Político Administrativo, com distância total de 8km.

Veja:



Durante a corrida serão realizadas ações preventivas e em prol do controle do câncer, além de reforçar sobre as condições de risco relacionados à doença, como o tabagismo, etilismo, dieta e o HPV.

Além disso, haverá orientação sobre medidas preventivas como não fumar, não beber em excesso, proteger os lábios e a pele contra os raios solares, alimentar-se de maneira saudável e procurar o cirurgião-dentista regulamente a cada seis meses.

Inscrições AQUI. 

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet