Olhar Conceito

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Saúde e Beleza

outubro rosa canino

Campanha de prevenção ao câncer de mama em cadelas acontece neste sábado e incentiva castração

Foto: Reprodução

Campanha de prevenção ao câncer de mama em cadelas acontece neste sábado e incentiva castração
O outubro rosa e a prevenção ao câncer de mama não são uma exclusividade dos seres humanos. Neste sábado (24), acontece em todo o país uma campanha de conscientização sobre o câncer de mama em cadelas, que busca chamar a atenção para a castração como uma das principais formas de prevenir a doença.

Leia mais:
'Bazar Animal' busca arrecadar fundos para Organização que cuida de 204 cachorros
Dog Beer: Cerveja para cachorros tem gosto de carne e não possui álcool

Em Cuiabá a campanha acontece no Zooshop, organizado e coordenado pela veterinária e proprietária Silvia Cardinal: “Essa é uma campanha feita pela Associação dos Oncologistas do Brasil. Eu recebi e resolvi fazer aqui em Cuiabá também”, explica Silvia.

Segundo a veterinária, no Brasil não existe culturalmente o hábito de castrar os animais ainda jovens. “A maioria dos casos de câncer de mama está relacionados aos hormônios sexuais, como estrógeno e progesterona. E este tipo de câncer é quase 50% de todos os cânceres que as cadelas têm”, explica. Ela afirma, ainda, que a doença normalmente se manifesta quando os animais já estão mais velhos, o que torna as cirurgias mais difíceis e arriscadas.

“Quando o diagnóstico é feito precocemente, o índice de metástase é muito menor. Além disso, é possível remover o nódulo, fazer os devidos exames e decidir qual procedimento realizar, seja remover toda a cadeia mamária, fazer quimioterapia ou outros”, explica Silvia.

Para evitar o câncer de mama, a castração precoce torna-se uma grande aliada: “Se a cadela é castrada antes do primeiro cio, as chances do câncer são somente de 0,5%. Se isso for feito depois, as chances vão aumentando”.

Neste sábado, durante o evento, a veterinária, acompanhada do cirurgião Antônio Tadano, ensinará os proprietários a apalpar as cadelas e identificar os nódulos, e vão também fornecer informações sobre tratamento e, claro, a castração precoce.

Além disso, estarão disponíveis para venda cinquenta itens cuja renda será revertida para a ONG OPA/MT, para que eles possam castrar seus cachorros. O Zooshop fica na Avenida Isaac Póvoas, 669.

Serviço

Campanha “Outubro Rosa” Canino
Zooshop – Av. Isaac Póvoas, 669
Sábado (24), das 8h às 10h
Mais informaçoes: 3624-8450
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet