Olhar Conceito

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Saúde e Beleza

ainda há preconceito

Novembro azul busca conscientizar homens sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata

Foto: Reprodução

Novembro azul busca conscientizar homens sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata
Depois do outubro rosa, o mês de novembro traz uma nova campanha de conscientização. Desta vez, os homens são o público-alvo e o ‘vilão’ é o câncer de próstata, doença que segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), é o segundo mais comum em homens, perdendo apenas para o câncer de pele não melanoma.

Leia mais:
Abertas as inscrições para 4ª Travessia do Manso, realizada pelos bombeiros

Apesar da incidência e dos riscos, o principal inimigo do diagnóstico ainda é o preconceito. O exame de toque retal, ainda um dos melhores para detectar anormalidades na próstata, não é visto com bons olhos pelos pacientes, que acabam deixando de se cuidar e detectando o câncer quando já está em estado avançado.

Criada em 2012, a campanha ‘Novembro Azul’ foi idealizada no Brasil pelo Instituto Lado a Lado Vida. Ainda em 2008, eles já haviam feito outra campanha, com o slogan “Um Toque, Um Drible”.

O objetivo principal é quebrar o preconceito e informar a população por meio de ações interativas, e conscientizar sobre a importância dos exames. Segundo o Instituto, quase 50% dos brasileiros nunca foram no urologista, e em 2014 doze mil pessoas morreram de câncer de próstata por causa do diagnóstico tardio.

Fora do Brasil, o movimento ‘Movember’, criado em 2003 para promover mais saúde entre os homens, também buscou conscientizar a população sobre o câncer de próstata, assim como outras doenças que os atinge.

No Brasil, em 2015, a campanha Novembro Azul também vai atuar na esfera política, com presença no Congresso Nacional e discussões sobre a dificuldade de acesso ao diagnóstico precoce da doença e ao tratamento.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet