Olhar Conceito

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Saúde e Beleza

Ajude!

Hospital do Câncer de MT realiza campanha para construção de ala para pacientes terminais

Foto: Reprodução

Hospital do Câncer de MT realiza campanha para construção de ala para pacientes terminais
O Hospital do Câncer de Mato Grosso está realizando uma campanha para a construção de uma nova ala de tratamento para os pacientes que lutam contra a doença. Com foco em diagnósticos terminais, a ala de cuidados paleativos trará um fim mais feliz aqueles que sofrem com essa doença tão agressiva.

Leia mais:
Associação em Cuiabá faz campanha de alerta ao câncer infantojuvenil
Novembro azul busca conscientizar homens sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata

Responsável por 12% das causas de óbito no mundo e mais de 7 milhões de mortes anualmente, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o câncer é atualmente uma questão de saúde pública mundial. E os números ficaram ainda piores de acordo com a previsão da International Union Against Cancer (UICC), que aponta 15 milhões de pessoas com algum tipo de câncer em 2020, no mundo.

No Brasil os dados também são alarmantes, com previsão do Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca) de 576 mil novos casos da doença, apenas em 2014 e 2015.

Em Mato Grosso, dados do Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referentes a 2014, informam 837 mortes que tiveram como causa o câncer, dentre as vítimas, 445 eram homens e 392 mulheres.

Essa crescente no número de casos da doença aponta para uma preocupação com o bem estar dos pacientes, o chamado cuidado paleativo, tratamento que vai além da busca pela cura.

Como uma doença agressiva que debilita severamente o corpo e a mente humana, cada vez mais a atenção com o cuidado paleativo tem se feito presente, principalmente em casos onde não há possibilidade real de cura do paciente.
O cuidado paleativo é um tratamento que busca proporcionar conforto e qualidade de vida para aqueles que estão no fim da vida.

O médico cardiologista, José Pedro Gonçalves, explica em vídeo da campanha do Hospital do Câncer de Mato Grosso, que o fato de não ter mais cura não significa que não possa ter tratamento. “É preciso tratar essas pessoas para que elas não tenham nenhum tipo de sofrimento. A função [do tratamento paleativo] é proteger esse doente para garantir, não mais dias a vida dele, mas garantir mais qualidade de vida aos dias que sobram a ele”, explica o doutor.



Com o objetivo de atender a esse pacientes, que estão em condição terminal e fazem tratamento em Mato Grosso, da melhor forma possível é que o Hospital do Câncer do estado realiza a campanha para a construção de uma ala de cuidados paleativos, em Cuiabá.

“Este espaço será mais aberto, com jardim e salas de interação, no qual o paciente vai poder receber a sua família e até se alimentar daquilo que ele mais sente vontade. Temos que pensar que os pacientes paliativos merecem ter dias felizes”, aponta a Coordenadora de Desenvolvimento Institucional Silvia Negri. Além de um espaço mais humano, os pacientes continuarão recebendo o tratamento necessário.

No projeto, além de 15 apartamentos individuais, também haverá espaço de convivência social, jardim, espaço para atendimento a família dos pacientes.

A ajuda para a construção da nova ala pode chegar de várias formas: doação direta via conta bancária, contribuição em vaquinha online ou participando de almoço beneficente “nhoque da sorte” no próximo domingo (29).

O Hospital do Câncer de Mato Grosso possui espaço para quem tem o desejo de ser um voluntário e levar apoio espiritual e acolhimento aos pacientes. Para mais informações sobre como se tornar um voluntário acesse AQUI.

Serviço

Hospital do Câncer de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 5500 – Cuiabá/MT
Telefone: (65) 3648-7575
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet