Olhar Conceito

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Saúde e Beleza

mata 4 mil/ano

Mutirão de combate ao câncer de boca realiza exames preventivos gratuitamente neste sábado

Foto: Reprodução

Mutirão de combate ao câncer de boca realiza exames preventivos gratuitamente neste sábado
O sétimo mutirão de combate ao câncer de boca chega, neste sábado (28), ao Jardim Leblon em Cuiabá para fazer exames e buscar lesões suspeitas de câncer na população. O mutirão acontece das 8h às 11h na Clínica Odontológica do bairro.

Leia mais:

Hospital do Câncer de MT realiza campanha para construção de ala para pacientes terminais
Associação em Cuiabá faz campanha de alerta ao câncer infantojuvenil

A doença, segundo o Instituto Nacional de Câncer, deve atingir 11280 casos em homens e 4010 casos em mulheres em 2015. Só em Mato Grosso, esse número é de 120 casos para homens e 40 para mulheres. Desta forma, o país tem a 3ª maior incidência mundial de mortes, que somam quatro mil por ano.

No mutirão de sábado, o objetivo é identificar alterações. Quando encontradas, o paciente será encaminhado aos Centros de Especialidades Odontológicas para a realização de exames complementares.

Até o momento já foram realizadas seis campanhas nos bairros Osmar Cabral, Jd. Vitoria, Coxipó, Verdão, Tijucal e Pascoal Ramos. No total, 186 pessoas procuraram os serviços, e destas 29 foram encaminhadas aos Centros. Dois casos de suspeitas de câncer maligno foram identificados. A iniciativa é do programa de combate ao câncer de boca do UNIVAG, da LACCANBO, CRO/MT e da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá.

Formas de se prevenir e sintomas


O câncer de boca tem cura se diagnosticado em sua fase inicial. A suspeita, no entanto, é difícil, já que no início ele não dói. É preciso estar atendo a algumas alterações como: manchas brancas, vermelhas ou escuras na mucosa da boca; úlceras ou feridas, caroços que não cicatrizam em até 15 dias, e outros sintomas como sangramento, dentes moles, salivação intensa, alterações na fala ou dificuldade para engolir.

Se qualquer uma das alterações for encontrada, é necessário procurar um cirurgião dentista. O diagnóstico preciso só pode ser feito por um médico, já que muitas doenças começam com características semelhantes.

A prevenção do câncer pode ser feita tomando alguns cuidados. Além de visitar o cirurgião dentista a cada seis meses, é preciso evitar o fumo e bebidas alcoólicas, ter uma boa higiene bucal, ter cuidados com o sol, fazendo uso de protetor solar e labial e realizar uma dieta saudável a base de frutas e verduras.

Depois do Jardim Leblon, o mutirão acontece no dia 12 de dezembro na Clínica Odontológica do Bairro CPA 3.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet