Olhar Conceito

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Saúde e Beleza

neste sábado

Unimed Cuiabá promove encontro para discutir e esclarecer dúvidas sobre doença inflamatória intestinal

Foto: Reprodução

Unimed Cuiabá promove encontro para discutir e esclarecer dúvidas sobre doença inflamatória intestinal
Um encontro sobre a Doença Inflamatória Intestinal acontece no próximo sábado (28) no auditório da Unimed Cuiabá, com o intuito de levar orientações aos pacientes portadores e suas famílias. Com a participação da médica gastroenterologista Marta Brenner Machado, presidente da Associação Brasileira de Colite Ulcerativa e Doença de Crohn (ABCD), além de nutricionistas e psicólogos, o encontro abordará temas relativos à rotina de quem convive com esta doença autoimune.

Leia mais:
Cirurgião plástico Olyntho Gonçalves entra para o time de colunistas do Olhar Conceito nesta quarta-feira
Hospital do Câncer de MT realiza campanha para construção de ala para pacientes terminais

O evento acontece das 8h às 12h e é necessário fazer inscrições (gratuitas) pelo SITE ou pelo telefone (65) 3612 3342. O auditório da Unimed fica na Rua Barão de Melgaço, número 2629.

Sobre a doença

A DII, como é chamada consiste num grupo de doenças inflamatórias crônicas de causa desconhecida no aparelho digestivo. Com ela, o intestino se torna vermelho, inchado e com feridas. As doenças inflamatórias são divididas em dois grupos: a Retocolite Ulcerativa (RCU) e a Doença de Crohn (DC).

As causas da doença ainda são desconhecidas, mas ela é encontrada no mundo todo, pincipalmente em locais de clima temperado. Até o momento os estudos não comprovaram nenhuma relação dela com o sexo, raça ou idade, mas as pessoas que são mais frequentemente diagnosticadas tem entre 15 e 25 e 45 e 55 anos. Existe, ainda, uma tendência de filhos e outros parentes de portadores da doença desenvolvê-la também.

“A Unimed Cuiabá tem promovido e apoiado iniciativas que proporcionem compartilhar conhecimento com a comunidade. No caso da Doença Inflamatória Intestinal, entendemos ser fundamental também o partilhar de experiências para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes que por ela são acometidos”, ressalta o presidente da Cooperativa, João Bosco de Almeida Duarte.

A DII pode ser controlada com terapia nutricional, medicação, cirurgia ou uma combinação destes tratamentos: “É importante que tanto os pacientes quanto seus familiares tenham acesso à informações sobre esta doença e suas consequências. A Doença Inflamatória Intestinal traz um alto grau de limitações, sendo capaz de mudar a trajetória de uma vida. Muitos jovens, acometidos de uma DII, chegam a abandonar faculdades, empregos e relacionamentos, reduzindo drasticamente a qualidade de vida diante deste grave problema de saúde”, declara o médico Mardem Machado de Souza, membro do Comitê Educativo da Unimed Cuiabá e idealizador do evento.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet