Olhar Conceito

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Saúde e Beleza

doe sangue

Com alta demanda e baixo número de doações durante as festas, Hemocentro pede ajuda

Foto: Reprodução/Ilustração

Com alta demanda e baixo número de doações durante as festas, Hemocentro pede ajuda
A época de festas é a mais complicada para aqueles que precisam de sangue. Com as doações caindo consideravelmente, e a demanda maior, o Hemocentro convoca os doadores para que não esqueçam do compromisso de salvar vidas.

Leia mais:
Hemocentro passa por crise e precisa de doações de sangue; Saiba mais
Primeira-dama do estado dá o exemplo e se cadastra como doadora de medula em campanha que começa hoje

Nesta segunda-feira, até as 17h30, o Sindicato dos Bombeiros Civil do Estado (SBPC) realiza a campanha “Doe Sangue, Doe Vida” para ajudar e conseguir manter o estoque em níveis adequados. sindicalizados, amigos e familiares foram convocados a doar.

Nilton Figueiredo Netto, presidente do sindicato, conta que a semana passada foi de intensa divulgação da campanha: "Desta vez fomos sensibilizados pela diretoria do MT Hemocentro a organizar uma campanha do sindicato. De pronto aceitamos o desafio e acreditamos que teremos êxito".

Já a diretora do MT Hemocentro, Elianne Curvo, afirma que a preocupação é garantir os estoques durante as festas e férias, quando há grande volume de atendimentos de emergência e cirurgias que necessitam de transfusões de sangue, por causa dos acidentes: "É fundamental que a população faça as doações antes que as festas comecem para evitar a redução dos estoques de sangue também no início do próximo ano".

Ela afirma ainda que o MT Hemocentro tem a responsabilidade de coordenar a política de sangue em todo o estado, o que significa que deve atender a demanda de todas as unidades de saúde da rede do Sistema Único de Saúde (SUS), na capital e no interior, com quantidades adequadas de sangue para socorrer pessoas que precisam de transfusão.

Para isso, também é necessário ter doadores fidelizados, que doam com frequência e regularmente (a cada três meses para mulheres e a cada dois meses para homens).

Além da campanha desta segunda-feira, o Hemocentro não para de funcionar nem durante as festas de final de ano. O atendimento ao público da Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) do Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá (HPSMC) é de segunda a sábado e feriados, das 7h às 18h30. No MT-Hemocentro é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30, com exceção dos feriados.

Para doar sangue é preciso ser saudável, estar bem alimentado, ter mais de 50 quilos e idade entre 16 e 67 anos. Menores de 18 anos podem doar apenas na companhia dos pais. O doador não pode ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação.

O Hemocentro fica na Rua 13 de Junho, 1055 - Centro Sul e o Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá na Av. Gen. Valle, 192 – Bandeirantes.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet