Olhar Conceito

Segunda-feira, 13 de maio de 2024

Notícias | Saúde e Beleza

dicas

Tempo seco aumenta incidência de infecções e alergias respiratórias; veja como se prevenir

Foto: Reprodução / Ilustração

Tempo seco aumenta incidência de infecções e alergias respiratórias; veja como se prevenir
A época da seca chegou a Mato Grosso e, junto com ela, a proliferação de doenças respiratórias, alergias, sangramentos no nariz e problemas de pele. Sempre é bom relembrar as dicas para se manter saudável enquanto a umidade relativa do ar não sobe e as chuvas não chegam.


Leia mais:

Bebidas quentes causam câncer de esôfago; Veja como se prevenir!

O inverno mato-grossense é seco. A estação que começou no último dia 21 de junho e segue até 21 de setembro trouxe alguns dias frios, mas deixou sua marca pela secura. De acordo com o pneumologista Lucas Bello, quando a umidade relativa bate os 30% já é hora de se preocupar e tomar medidas.

“A baixa umidade aumenta o ressecamento da pele e das mucosas, o que deixa a pele mais irritada e sem sua proteção natural de defesa, o que acarreta infecções respiratórias e aumenta os riscos de exposição a alergias”, explica o médico.
Para ele, o principal é cuidar da prevenção ao invés de fazer um tratamento depois. “Devem ser tomadas uma série de medidas individuais e coletivas. No coletivo, deve-se umidificar os ambientes, molhando jardins, jogando água na calçada e diminuindo as queimadas”, afirma.


Dr. Lucas Bello (Foto: Reprodução)

As queimadas para limpeza de manejo em áreas rurais estão proibidas em Mato Grosso desde a última sexta-feira (15), mas mesmo assim alguns focos ilegais ainda são encontrados. Segundo o pneumologista, a fumaça já é irritante para o sistema respiratório por si só.

Seguindo as recomendações, de forma individual Lucas Bello sugere a hidratação: “É preciso beber muito líquido, manter o corpo hidratado. Pode-se também colocar soro fisiológico no nariz e evitar atividades físicas ao ar livre, principalmente das 11h às 16h”, explica. Segundo o pneumologista, este é o horário em que o ar está mais seco e quente.

Nariz sangrando

Um dos problemas mais comuns nesta época, mas que pode assustar quem ainda não está acostumado são os sangramentos de nariz. O médico explica que isso ocorre também porque a pele e a mucosa estão secas, e pode se partir. “Normalmente, acontecem também coceiras no nariz e olhos”.

O pneumologista afirma que não é preciso se preocupar se o sangramento durar até quinze minutos. “A pessoa pode fazer uma pequena pressão com os dedos, e também colocar gelo ou compressa fria, já que o frio comprime os vasos. Se o sangramento for grande, não parar em até quinze minutos, no entanto, é preciso procurar um médico”, finaliza.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet