Olhar Conceito

Segunda-feira, 13 de maio de 2024

Notícias | Saúde e Beleza

Reconhecimento

Hospital Santa Rosa é premiado com excelência em fixação segura de cateteres

Foto: Reprodução

Hospital Santa Rosa é premiado com excelência em fixação segura de cateteres
O Hospital Santa Rosa em Cuiabá recebeu certificação de excelência em cirurgias de fixação segura de cateteres, fornecida pela companhia global de treinamento e soluções inovadoras, a 3M do Brasil. A equipe do hospital participou de capacitação para a obtenção deste certificado, sendo também a única unidade hospitalar de Mato Grosso com selo de qualidade máxima pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).


Leia mais:
Pesquisa revela que Hospital e Maternidade Femina tem o melhor Pronto Atendimento de Cuiabá

A avaliação tem como propósito premiar as instituições com boas práticas hospitalares, promover a segurança na assistência e garantir que os procedimentos estão de acordo com normas internacionais de segurança e qualidade.

Para obter os reconhecimentos, as equipes dos hospitais precisam trabalhar com práticas baseadas em evidências. Além disto, recebem aulas de capacitações técnicas ministradas por profissionais da 3M que, após avaliações internas, habilitam o estabelecimento nas categorias Ouro e Diamante.

O diretor presidente do Hospital Santa Rosa, José Ricardo de Mello, ressalta que a busca por altos padrões de excelência já faz parte da rotina da instituição. “Trabalhamos para sempre oferecer o melhor aos nossos pacientes. Os reconhecimentos que conquistamos são resultados do esforço conjunto de todos os colaboradores, independente de sua função”, avalia.

O Programa de Certificação em Fixação Segura da 3M visa estabelecer um protocolo de fixação de cateteres para diminuir o desperdício e os custos para o hospital, preservar o conforto do paciente e alinhar as instituições de saúde com as recomendações internacionais, como as da Infusion Nurses Society (INS), do Centers for Disease Control and Prevention (CDC), The Society for Healthcare Epidemiology of America (SHEA), além da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

A terapia intravenosa (TIV) ocupa 75% do tempo dos profissionais de enfermagem, daí sua importância na priorização do planejamento dos cuidados com os pacientes. A falta de um protocolo sistematizado para a fixação segura acarreta aumento de complicações como a flebite, o extravasamento e as infiltrações, além de poder elevar as taxas de infecções associadas.

Desde 2008, a 3M possui um programa chamado Soluções Integradas para a Saúde, composto por quatro certificações pela excelência em práticas hospitalares. São elas: Prevenção de Lesões de Pele, Monitorização da Esterilização, Cirurgia Segura e Fixação Segura de Cateteres.

A obtenção do certificado de fixação segura requer, entre outras coisas, a elaboração e implementação dos protocolos, definição das tecnologias utilizadas e treinamento constante do quadro de pessoal. Hospitais candidatos pela primeira vez devem passar por três avaliações. Instituições que buscam a recertificação são avaliadas apenas uma vez.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet